Valentine’s Day no Mundo




Valentine’s Day - Dia dos Namorados no Mundo
 
O Valentine’s Day é a data especial comemorada em várias partes do mundo para celebrar o amor e a união das pessoas que se amam. No Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de Junho, véspera do dia dedicado a Santo Antônio, mas em outros países a comemoração ocorre em 14 de fevereiro, no dia de Dia de São Valentim.
As comemorações do dia de São Valentim, como Dia dos Namorados, tem várias explicações que vão desde tradição cristã, e há quem defenda a tradição romana, cada uma em várias versões, mas independente da origem, a data é sinônimo de amor.
A história do Dia de São Valentim ou Saint Valentinus refere-se a Valentim, um santo católico martirizado na Roma antiga. Durante o governo do imperador Claudius II foi proibido à realização de casamentos com o objetivo de formar um grande exército, pois o rei acreditava que se os jovens não tivessem família eram melhores combatentes. Mas isso não impediu que Valentim realiza-se casamentos em segredo. Quando ele foi descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que acreditavam no amor. Entre esses bilhetes estava o de Asterius, filha cega do carcereiro que conseguiu permissão do pai para visitar Valentim. Os dois apaixonaram-se e ela milagrosamente recuperou a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma carta de amor para ela, na qual assinava “De seu Valentine”, expressão que até hoje é utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.


Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França e, vários países adotaram este dia como feriado. Com o tempo, o dia 14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo na Itália, França e na Alemanha, e, mais tarde, nos Estados Unidos. Atualmente, o dia de São Valentim é comemorado em cada vez mais países do mundo como pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.
Nos Estados Unidos a data é muito comemorada com a tradição de envio de cartões às pessoas que amam, nas escolas as crianças fazem cartões para seus amigos e professores, assim como em muitos países da Europa, já na América Latina é celebrado o "Día del amor y la Amistad".
Hoje, a data é comemorada por diferentes nações, cada uma com suas tradições e costumes. Na Ásia, este feriado ocidental é colorido com os costumes locais. Já na Itália é comum fazer um grande banquete. No Reino Unido, as diferentes regiões têm tradições específicas.
Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. Na Dinamarca, as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve". No Japão são as mulheres presentearem seus amados com chocolates.
Do Brasil aos Emirados Árabes, diferentes culturas expressar seu amor distintamente. Até mesmo culturas de origem muçulmana, como palestinos, têm se rendido às comemorações do Dia dos Namorados.
Embora nem todos os países comemorem o Dia dos Namorados no dia 14  de fevereiro, muitos deles têm uma data dedicado aos apaixonados.

 
Conheça alguns países que celebram o dia dos namorados:
 
Estados Unidos
Nos Estados Unidos o dia dos namorados é chamado de Valentine’s Day. Celebrado em 14 de fevereiro, a comemoração não é feita somente por casais de namorados, mas também entre amigos, pais e filhos.
Para os norte-americanos, a grande tradição é o envio de cartões às pessoas que amam, sejam eles namorados, amigos, vizinhos e até mesmo colegas de trabalho.

 
Inglaterra
Na Inglaterra, em algumas regiões na véspera de Dia dos Namorados as mulheres tinham o costume de colocar cinco folhas de louro em seus travesseiros para sonhar com seus futuros maridos. Hoje em dia é comum presentear as crianças com doces e pequenos presentes deixados em suas varandas.

 
Japão
No Japão o costume é bem diferente das outras partes do Mundo, o amor é comemorado em dois dias. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e parentes. O segundo é no dia 14 de março, quando os homens retribuem a elas os presentes recebidos.
No dia 7 de julho, há também outra festa - o Tanabata - que celebra o encontro de duas estrelas, que simbolizam o encontro dos apaixonados.

 
Portugal
Em Portugal é comum a troca de cartões no Dia de São Valentim, costume que começou no século 19 no país.

 
Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, vésperas do Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. Embora a data seja apenas uma coincidência, pois tudo começou em 1949, em São Paulo, com a ideia de um publicitário de trazer a celebração do exterior como possível alternativa para melhorar as vendas de junho - que na época era o mês mais fraco para o comércio. A data hoje é comemorada com a troca de presentes, cartões, flores, chocolates, jantar à luz de velas e muito romantismo.

 
Iraque
No Iraque o feriado não é aceito em todos os lugares, uma vez que no país o namoro público é tradicionalmente oprimido.  Alguns iraquianos acreditam em uma festa de amor e desenvolveram suas próprias tradições, como por exemplo, a preservação de uma maçã vermelha com cravo representando Adão e história de Eva que eles acreditam que trará prosperidade e amor.

 
Áustria
Na Áustria é comum que os jovens presentearem suas amadas com buquê de flores em 14 de fevereiro.

 
Reino Unido e Grã-Bretanha
Na Grã-Bretanha diferentes regiões celebram seus próprios costumes para homenagear este dia, embora o envio de cartões, flores e chocolates é um procedimento padrão em todo o país. Um costume comum são as canções das crianças, que recebem presentes de frutas, doces ou dinheiro. Em algumas regiões são feitos pães valentine com sementes de cominho, ameixas ou passas.
No Reino Unido, acontece a troca presentes, entre eles chaves e fechaduras em formato de coração. Chocolates e cartões também são campeões de venda.

 
Dinamarca
Na Dinamarca as pessoas têm o costume enviar para seus amigos e namorados flores brancas prensadas chamadas "flocos de neve". Homens dinamarqueses também costumam enviar uma "carta de brincadeira" conhecida como um gaekkebrev, que são rimas anônimas assinado com pontos, um ponto para cada letra doseu nome. A mulher que consegue adivinhar o remetente, é recompensada com um Ovo de Páscoa.

 
Alemanha
Na Alemanha é comum presentear a amada com flores em 14 de fevereiro, mas os alemães acrescentaram algumas tradições próprias como os biscoitos em forma de coração de gengibre que são vendidos em mercados de toda a Alemanha. Eles geralmente vêm com uma fita presa que as apaixonadas possam amarrar a guloseima em torno dos ombros de seus namorados.

 
Itália
Na Itália, o Dia dos Namorados já foi celebrado como um Festival da Primavera, realizado ao ar livre, onde os jovens se reuniam em jardins para ouvir música e leitura de poesia, mas ao longo dos anos o costume foi deixado de lado. Hoje, os italianos comemoram Dia dos Namorados com trocas de presentes entre os amantes e jantares românticos. Um dos mais populares presentes de Dia dos Namorados na Itália são os “Baci Perugina”, que são pequenos chocolates cobertos com avelãs embrulhados com uma citação romântica em quatro idiomas.
Verona, terra de Romeu e Julieta de Shakespeare, é um dos destinos mais românticos do mundo, principalmente no Dia dos Namorados. Muitos casais vão até a cidade que organiza uma série de eventos, incluindo passeios que reconstitui os passos trágicos dos amantes e um concurso para a melhor carta de amor a Julieta. Além das atividades temáticas de Shakespeare a cidade também possui jardins renascentistas, vinhedos, ruas de paralelepípedos e inúmeros restaurantes à luz de velas. Já em Turim, os casais costumam anunciara o noivado neste dia.

 
Escócia
Na Escócia, Dia dos Namorados é comemorado com um festival popular onde um número igual de homens e mulheres colocam seus nomes em dois chapéus. Cada convidado pega um nome do sexo oposto, o casal formado irão se conhecer e dançar ao longo da noite, esse encontro ao acaso muitas  vezes resulta em relacionamentos de longo prazo e até mesmo casamentos.

 
Austrália
Durante a época da corrida do ouro, a Austrália teve uma história ostentação de presentes, pois os mineiros podiam se dar ao luxo de importar presentes extravagantes para os seus entes queridos. Hoje, a data é celebrada com mais moderação, mas com presentes e cartões entre os apaixonados.

 
País de Gales
No País de Gales, muitas pessoas celebram em 25 de janeiro o Dydd Santes Dwynwen (Dia de São Dwynwen'S) o santo padroeiro dos amantes galeses.
Um presente romântico tradicional galês é uma colher do amor. Os apaixonados trocam colheres de pau com corações gravados, chaves e fechaduras que simbolizam que um tem a chave para o coração do outro.

 
França
Paris é considerada uma das cidades mais românticas do mundo e a França comemora o Dia dos Namorados como um dia para os amantes, repleta de romantismo, presentes, flores e catões. Muitos dizem que o primeiro cartão de Valentine surgiu no quando Charles, duque de Orleans, enviou cartas de amor para sua amada enquanto estava preso em Londres. Hoje, os cartões do Dia dos Namorados continuam a ser uma tradição popular no país e em todo o mundo.

 
Espanha
Na Espanha os casais costumam trocar presentes no Dia dos Namorados e maridos enviam buquês de rosas para suas esposas. Na Catalunha, o dia é substituído pela festividades de "La Diada de Sant Jordi", (Dia de São Jorge), é comum presentear a mulher amada com rosas ou livros.

 
Finlândia
Na Finlândia, o dia 14 de fevereiro é chamado de "Ystävänpäivä" (Dia do amigo), é um dia dedicado a lembrar de todos os amigos.

 
Estônia
Na Estônia, o dia 14 de fevereiro é chamado de "Sõbrapäev" e assim como na Finlândia, o dia é dedicados aos amigos. Um provérbio esloveno acredita que “São Valentim traz as chaves de raízes", por isso, muitas pessoas plantam flores neste dia para iniciar uma nova vida.

 
Romênia
Na Romênia, o tradicional feriado para amantes é o Dragobete que é comemorado em 24 de fevereiro, e em homenagem a um personagem de folclore romeno, o filho de Baba Dochia.

 
Lituânia e Letônia
Na Lituânia e na Letônia o dia dos Namorados é comum às pessoas colocarem adesivos nos rostos e roupas de amigos e parentes.

 
África do Sul
Como muitas partes do mundo, a África do Sul também comemora Dia dos Namorados, mas com festivais, flores e outros símbolos do amor. No país é comum uma versão da Lupercalia, uma festa romana antiga onde as mulheres fixavam os nomes de seus amados na manga de suas camisas. Em alguns lugares, os homens também seguem esse costume.

 
Israel
Segundo a tradição judaica o geralmente no final de agosto é celebrado o festival de amor em Israel. Nos tempos antigos, as meninas usavam vestidos brancos e dançar nas vinhas, onde os meninos esperavam. Hoje, este é dia um popular para pronunciar amor, propor casamento e troca de presentes.

 
Guatemala (verificar  o nome da cidade)
Na Guatemala, é conhecido como o "Día del Cariño", o Dia dos Namorados é colorido afetuoso, não só entre os amantes, mas é celebrado como  um dia de  amor e amizade. Na Cidade da Guatemala, a capital do país, é comum para os moradores e turistas se vestirem com máscaras de penas e vestuário maia  para participar de um desfile.

 
China
O Dia dos Namorados na China cai no dia 7 do mês 7 do calendário lunar chinês, conhecido como "XI Qi - Festival da Sétima Noite” que comemora os mitos e lendas de amor.
Segundo uma lenda chinesa da história de amor antiga envolvendo a filha de uma rainha e um vaqueiro. Durante Qixi, as mulheres jovens preparar ofertas de melão e outras frutas para Zhinu na esperança de encontrar um bom marido. E os casais costumam ir aos templos para rezar pela felicidade e prosperidade. À noite, as pessoas olham para o céu para ver as estrelas Vega e Altair (Zhinu e Niulang, respectivamente).

 
Coréia do Sul
Na Coréia do Sul, como no Japão, as mulheres apresentam os homens com chocolate em 14 de fevereiro, e os homens retribuem com presentes no dia 14 de março conhecido como “Dia Branco”. Em 14 de abril “Dia Preto”, aqueles que não receberam doces visitam os restaurantes coreanos para comer macarrão preto (jajangmyeon) e "lamentar" a sua vida de solteiro. Os coreanos também celebram em 11 de novembro o Dia Pepero, quando os casais se presenteiam com  biscoitos Pepero.

 
Taiwan
Diferentemente da Coréia do Sul e do Japão, em Taiwan, a situação é inversa. Os homens dão presentes para as mulheres no Dia dos Namorados, e as mulheres retribuem no Dia Branco.
O Dia dos Namorados é comemorado em Taiwan em 14 de fevereiro, mas há também um Dia dos Namorados segundo o calendário lunar comemorado em 7 de julho que é baseado em um conto popular chinês. Ambas as datas são importantes. Muitos homens presenteiam suas amadas com buquês de rosas, segundo a tradição a cor e o número das rosas têm um significado diferente, por exemplo, uma rosa vermelha significa “único amor”, 99 rosas significam “para sempre” e 108 rosas significam "casa comigo".

 
Filipinas
Nas Filipinas, o Dia dos Namorados é chamado de "Araw ng mga puso" ou "Dia dos corações". As celebrações são semelhantes dos países ocidentais, mas uma tradição tomou conta do país nos últimos anos: são as cerimônias de casamento em massa, onde centenas de casais se reúnem em shoppings ou outros espaços públicos em todo o país para casar ou renovar seus votos.

 
Índia
Na Índia, Kamadeva é o deus Hindu do amor, as esculturas eróticas dos Templos de Khajuraho, famosos por suas esculturas eróticas, além do famoso Kama Sutra, demonstram a tradição de honrar o amor. Mas o feriado comercial é um assunto muito complicado na Índia. Não é incomum ver os nacionalistas hindus queimando cartões ou com cartazes de protestos.Os grupos acreditam que o dia simboliza uma invasão de valores ocidentais que põem em risco a cultura hindu.


 
Poderá também gostar de:
Santa Catarina
Santa Catarina
Parque Harry Potter – Diagon Alley
Conheça o Beco Diagonal do Harry Potter no Parque Universal Studios em Orlando.
O que fazer em Nova York
Vai visitar Nova York ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade.
Navegação Canal de Beagle
Uma oportunidade de apreciar paisagens incríveis, visitar diversas ilhas e avistar pinguins e lobos marinhos.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish