O que fazer em Porto Alegre

 O que fazer em Porto Alegre?

Visitar a Praça da Alfândega, construída no fim do século 18, famosa pelas grandes paineiras, ipês e jacarandás, além de belos prédios históricos ocupados por espaços culturais de primeira linha.

Conhecer o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o imponente prédio da Praça da Alfândega, de quase cinco mil metros quadrados que foi construído para ser sede da Delegacia Fiscal. Seu acervo permanente é considerado um dos mais importantes do país.

Visitar o Memorial do Rio Grande do Sul, no antigo prédio dos Correios e Telégrafos que foi construído no início do século, suas torres assimétricas com cúpulas em bronze, lembram os capacetes do exército prussiano.

Conhecer a Casa de Cultura Mario Quintana que ocupa o espaço do antigo hotel Majestic, o mais luxuoso de Porto Alegre no início do século 20. Seu Centro Cultural é um dos mais completos da América Latina.

Fazer o passeio de barco no Lago Guaíba que oferece uma das mais belas vistas da capital gaúcha (necessário agendar).

Curtir o principal cartão postal de Porto Alegre, a Praia de Ipanema.

Apreciar o mais belo pôr do sol da cidade Usina do Gasômetro. Dentro do prédio é possível desfrutar de teatro, cinema, exposições, café e livraria.

Visitar a Fundação Iberê Camargo e sua grande construção de concreto branco com mais de 8 mil metros quadrados que ocupa mostras temporárias de arte contemporânea e pinturas do gaúcho Iberê.

Interagir, mexer, experimentar no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, referência na América Latina, que estimula a curiosidade científica e os sentidos de adultos e crianças transformando conceitos de química, física e matemática em brincadeiras.

Desfrutar do Parque Farroupilha (Redenção), o parque mais tradicional da cidade, patrimônio histórico, natural, paisagístico e cultural da capital. Possui um grande lago, pedalinhos, monumentos, palmeiras, minizoo e orquidário.

Conhecer o Parque Moinhos de Vento (Parcão) o oásis no meio do movimentado bairro Moinhos de Vento. O parque é dividido em ambientes distintos, no lado Norte, conta com boa infraestrutura esportiva, já no lado Sul, predominam amplas áreas de passeio, o lago artificial povoado por tartarugas, gansos e peixes.

Conhecer o Palácio Piratini, sede do Governo Estadual desde 1921, a construção em estilo neoclássico completou 90 anos em 2011. A visita guiada mostra os belos salões do piso superior, onde há pinturas do italiano Aldo Locatelli. (Visita Guiada somente com agendamento).

Apreciar o belíssimo Theatro São Pedro considerado um dos mais belos do país. A construção tem o estilo barroco português possui veludo, ouro na decoração e disposição da platéia em forma de ferradura. A casa oferece ótimos espaços como o Café do Theatro e uma visita guiada imperdível.

Conhecer o Mercado público, localizado no Centro Histórico da capital, o prédio de 1869 é patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre. Abriga 107 bancas e lojas, onde se encontra bancas de frutas, produtos e utensílios típicos gaúchos, frutas exóticas temperos e especiarias da culinária internacional. Prove o os famosos sorvetes caseiros da banca 40 e almoce em um dos restaurantes centenários como o Gambrinus e o Naval.

No Domingo ir ao Brique da Redenção, uma feira de antiguidades e artesanato com 300 barracas, dentro do Parque Farroupilha. Um dos pontos mais tradicionais e visitados da capital.

Conhecer a Catedral Metropolitana, que possui uma cúpula 75 metros de altura e 18 metros de diâmetro, uma das maiores do mundo, além de três painéis de mosaico na fachada foram feitos nas oficinas do Vaticano.

Conhecer a Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga da cidade que começou a ser construída em 1807 e demorou 97 anos para ser concluída. Destaque para sua longa e imponente escadaria.

Visitar o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, padroeira de Porto Alegre, o santuário fica no alto do Morro da Pedra Redonda, de onde se tem uma vista de quase 360° da cidade.

Conhecer o Santander Cultural, um dos mais completos e modernos espaços culturais da capital gaúcha e referência no país. A antiga sede do Banco Nacional do Comércio abriga exposições temporárias de arte contemporâneas nacionais e internacionais. A sala de projeção fica em um dos antigos cofres, no outro, funciona o Café do Cofre.

Ir ao Paço Municipal, também conhecido como Prefeitura Velha ou Paço dos Açorianos, é a sede da prefeitura de Porto Alegre, um dos mais importantes prédios históricos da cidade. O porão abriga os Memoriais do Paço e da Cidadania.

Conhecer o Jardim Botânico, considerado um dos cinco maiores jardins botânicos do Brasil, com uma área de aproximadamente 43 hectares, mais de dois mil exemplares, de 725 espécies vegetais.

Visitar o Museu de Ciências Naturais que fica Jardim Botânico.

Visitar o Parque Estadual de Itapuã composto de morros, praias de água doce, dunas, lagoas, espécies raras e ameaçadas de extinção. Duas áreas estão abertas à visitação – Praia das Pombas e Praia da Pedreira, mas o número de visitantes está limitado a 350 pessoas por praia, por dia. O Parque também oferece passeios de barco pelo Lago Guaíba e Lagoa dos Patos, um dos passeios mais procurados é o que leva ao Farol de Itapuã.

Ir à Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, que é o centro político do estado, que abriga diversos prédios de importância histórica.

Conhecer a Ponte de Pedra, também conhecida como Ponte dos Açores. Concluída em 1854, é um monumento histórico da cidade de Porto Alegre.

Apreciar o pôr-do-sol do Guaíba, um dos mais famosos de todo o país.

Fazer um passeio pelo Cais do Porto, o Porto Alegre que é o maior porto fluvial do País, em extensão.

Caminhar pelo Calçadão de Ipanema, nos 1.200 metros de praia de água doce do Guaíba.

Passear no famoso barco Cisne Branco, que realiza passeios pelo Guaíba e happy hours a bordo.

Conhecer o Monumento Laçador, um dos primeiros monumentos de Porto Alegre em homenagem à figura do gaúcho.

Ir ao Chalé da Praça XV, um dos mais tradicionais Bar-Chopp-Restaurante da cidade.

Descobrir e redescobrir Porto Alegre com a Linha Turismo, o ônibus de dois andares com janelas panorâmicas, equipado com sistema de áudio em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol).

Conhecer a Rua Gonçalo de Carvalho onde as árvores formam um túnel verde em sua extensão.  A rua ganhou fama pela internet, depois que foi apelidada de a "rua mais bonita do mundo" por um professor português.

Ir ao Morro de Santa Tereza, o morro oferece uma bela vista da cidade, do Lago Guaíba e da Serra Gaúcha. (Atenção, o local não é muito seguro, requer cuidado).

Aproveitar para conhecer Bento Gonçalves, a capital nacional do vinho que está apenas 109 km da cidade.

Conhecer um pouco do clima europeu da cidade de Gramado que está a 133 km de Porto Alegre.

Conhecer Canela que fica apenas 141 km de Porto Alegre.
 
Poderá também gostar de:
O que fazer em Maceió
Vai visitar Maceió ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade.
Isla Victoria
Um passeio clássico e imperdível à Isla Victoria, um dos principais atrativos do Parque Nahuel Huapi. 
Canadá
Repleto de belezas naturais e riqueza cultural, cidades modernas, florestas, montanhas nevadas, parques nacionais e vida selvagem. 
Esportes de aventura
A região do entorno PETAR oferece a possibilidade de vários esportes de aventura.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish