No coração de Waikato, na Ilha Norte da Nova Zelândia, fica o complexo de cavernas de Waitomo, uma série de cavernas únicas que são capazes de tirar o fôlego.
A Caverna Aranui faz parte deste complexo e está localizada no Scenic Ruakuri Reserve, a apenas 5 minutos da Waitomo Caves Glowworm. Esta magnífica caverna de formação calcária possui uma série de corredores que nos levam a um cenário surpreendente, repleto de lindas formações de estalagmites e estalactites.
A delicadeza de milhões de estalactites em Aranui Cave é impressionante. A caverna foi formada em uma falha de um terremoto, o que significa que a água da chuva entra facilmente e cria os cristais de calcário. Como resultado, é uma das cavernas mais ricamente decorada em Waitomo, pois quase todos os cantos do teto e das paredes são adornados, pouquíssimas partes não foram decoradas  pelas gotas d’água.
Em novembro de 1910, um jovem Maori, Ruruku Aranui estava perseguindo porcos selvagens junto com seu cão, quando ao descer uma colina íngreme viu o porco e seu cachorro desaparecer, neste momento ele descobriu esta magnifica caverna.
A Caverna Aranui possui uma única passagem horizontal e apenas uma entrada natural, é a menor e mais delicada das três cavernas do complexo de Waitomo Caves. Diferentemente de algumas cavernas, a Aranui é uma caverna seca, não possui um rio atravessando seu território, e por isso, abriga pouco tipo de vida.
Na entrada do Aranui Cave existe uma grande colônia de wetas cave, que são gigantes insetos que parecem aranhas, mas possuem seis patas ao invés de oito, e são inofensivas.
A gruta é menos visitada que sua vizinha dos vermes brilhantes, mas possui brilho próprio, o que chama a atenção nesta caverna são suas magníficas esculturas, brancas ou rosas, que lembram velas derretidas.
A caverna é o lar de uma das maiores estalactites, que pesa mais de duas toneladas e possui seis metros de comprimento. Esta majestosa caverna exibe a coleção mais bonita formações de corais de calcário de estalagmites e estalactites de toda a região de Waitomo.
Aranui é um lugar mágico, místico, mergulhada na cultua Maori, repleta de mitos e lendas. Ocupa um lugar muito especial nos corações do povo do distrito de Waitomo. 

.............................................................................................................................................................
» Visita Guiada
A visita guiada é feito por um guia que ao longo do percurso vai explicando e contando a história da caverna. O passeio é feito através das passarelas que foram construídas para facilitar o acesso.

 
 
 Destaques
» Estalagmites com formas divertidas
» Grandes colunas e estalactites tão finas que parecem fios de gelo
» Estalactites com mais de seis metros de comprimento.
» Mata nativa
» Cathedral Majestic
» Aladdins Cave
» The Temple of Peace

.............................................................................................................................................................
» Weta Cave
A na entrada da Aranui Cave abriga uma colônia de wetas, que em Maori significa feio ou o espinhoso. Os wetas são uma espécie de grandes insetos exclusivos da Nova Zelândia, que remontam à era dos dinossauros. 

.............................................................................................................................................................
» Horário de funcionamento:
Aranui Cave está aberta 364 dias por ano e fecha apenas no dia 25 de dezembro.
As excursões têm cerca de 45 minutos de duração.  Diariamente as 10:00, 11:00, 13:00, 14:00 e 15:00 (necessário reserva).
Mais informações: www.waitomo.com/
 

{vsig}Oceania/NovaZelandia/AranuiCave{/vsig}