Globo de Neve



Souvenir de Viagem: Globo de neve
Cami Pinheiro

Os globos de neve são um dos souvenirs mais vendidos ao redor do mundo. Eles são muito tradicionais nos Estados Unidos e também na Europa, e sem dúvida uma linda lembrança de viagem.
Cada cidade ou destino tem seu ponto turístico ou um ícone marcante, assim como um souvenir característico para representá-lo. E para quem coleciona souvenir de viagem os globos de neves são irresistíveis.


 
O snow globe ou globo de neve é ​​um tipo de esfera transparente de vidro contendo uma cena em miniatura da cidade visitada. Mas hoje em dia, eles não são retratados apenas nas cidades com neve, e possuem versões com glitter e estrelinhas. Além disso, podem conter caixas de música, peças em movimento, luzes internas e até mesmo motores elétricos que fazem a "neve" se mover, não sendo mais necessário agitar o globo. Alguns também são uma espécie de porta retrato, onde é possível colocar uma foto.
Eu coleciono globo há mais de dez anos, tenho mais de 100 de diversos lugares e países que conheci, mas por incrível que pareça não tinha nenhum snow globe do Brasil ou de qualquer cidade brasileira. E não foi por falta de procura, pois sempre que viajo eu costumo procurar em lojas e até na internet. Mas para a alegria dos colecionadores como eu, recentemente uma empresa brasileira começou a vender globos “made in Brazil”. A empresa chama Brazilian Wave e dispõe de diversos mimos como chaveiros, canecas, imãs, de diversos destinos brasileiros.


Globos da Brazilian Wave

Para muitos, esses souvenirs são fundamentais para reviver os bons momentos das férias, afinal, depois de uma belíssima viagem é sempre bom voltar pra casa com um “pedacinho” do lugar que conheceu. E além das fotos, o souvenir é uma ótima maneira de relembrar uma viagem.

.............................................................................................................................................................  
História
A criação do primeiro globo de neve é ​​desconhecida, mas sabe-se que eles apareceram na França por volta de 1800 como pesos para papéis decorativos. Inicialmente foram chamados de globos de água ou cúpulas de neve. Durante a Expo 1878, realizada em Paris, os globos estavam presentes, e no ano seguinte, muitas empresas da Europa começaram a produzir globos para divulgar suas marcas. Já em 1889, foi produzido um globo de neve que continha um modelo em miniatura da recém-construída Torre Eiffel, que continha uma base de cerâmica e neve falsa, e foi produzido para comemorar a Exposição Universal de 1889, que marcou o centenário da Revolução Francesa.


Os globos de neves tornaram-se populares na Inglaterra durante a década de 1920 e quando cruzaram o Oceano Atlântico para os Estados Unidos, acabaram virando itens de colecionador. Depois disso o globo de neve se propagou por toda a Europa e ganhou popularidade, nos EUA foi usado como um item promocional para milhares de destinos de viagens.


 
Mais tarde, durante a década de 1940, globos de neve foram usadas para propaganda. Na década de 1950, os globos, que antes eram feitos de vidro, tornou-se disponível em plástico. Atualmente, existem diferentes de globos de neve, desde versões de produção em massa feito em Hong Kong e na China ou até mesmo peças ricamente trabalhadas manualmente produzidas na Áustria.
Hoje, os globos de neve apresentam diversas cenas, que vão desde as lembranças de férias típicas de coleções, temas de Natal, feriados, personagens da Disney e monumentos históricos.
 
No próximo destino que você irá visitar, já sabe que souvenir vai trazer?

............................................................................................................................................................. 
Para quem se interessou por globos de destinos brasileiros acesse:
Brazilian Wave
www.brazilianwave.com.br


Poderá também gostar de:
Tipos de Intercâmbio
Está pensando em fazer um intercâmbio? Saiba mais.
Viciado em viajar
Veja os 50 sinais que você está viciado em viajar.
Victoria
conhecida como “a Cidade dos Jardins”, Victoria é a capital da Colúmbia Britânica e está localizada na ponta
Bahia
 Brasil Bahia   O que fazer em Salvador

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish