Dicas imperdíveis para fazer a mala

 

9 DICAS IMPERDÍVEIS NA HORA DE FAZER A SUA MALA
 Por Daniell Braz
 
Definitivamente, a hora de fazer as malas é um momento confuso e temido pela maioria dos viajantes no preparo de uma viagem. Se você simplesmente costuma enlouquecer quando é chegado o momento de organizar o essencial para a sua próxima jornada, não entre em pânico, pois o Tudo Para Viajar te dá 9 dicas preciosas para auxiliá-lo no preparo da sua bagagem:
 
1. Escolha da mala
A mala varia de acordo com a duração da viagem, por isso, atente-se para o bom senso. Evite carregar peso desnecessário, para curtir ainda mais a sua viagem. Mochilas sempre são uma boa pedida para viagens de curta duração. Outra dica é procurar o melhor custo benefício. Qualidade e preço justo são primordiais na hora de adquirir a sua bagagem.

 
2. Contato prévio
Via site ou telefônico, isso é muito importante. Um contato com a empresa (aérea, rodoviária) feito com antecedência, lhe garante esclarecer muitas dúvidas, como por exemplo, a mais comum: “Afinal, quantos quilos são permitidos nas bagagens?”. Aproveite para interar-se das regras de bagagem de mão. A quantidade varia de empresa para empresa e há itens proibidos por lei de serem embarcados ou despachados. As companhias aéreas de baixo custo, ou LOW-COAST como são mundialmente conhecidas, exigem inclusive precisão nas dimensões das malas, além de pesagem exata. Fique atento!

 
3. Lista de Itens
O primeiro passo é se perguntar para onde você vai, o que pretende fazer, quantos dias pretende ficar e qual clima tem este lugar. Seja à papel e caneta, smartphone, tablet ou computador, é preciso pensar e listar todos os itens que pretendemos levar. Os itens variam de acordo com o seu motivo e destino. Lazer? Negócios? Praia? Férias na neve? É preciso mensurar o que será estritamente necessário, mas sem deixar de lado itens que são indispensáveis (falaremos deles à seguir). Porém, não se esqueça: listar é essencial!

 
4. Itens indispensáveis
Sem choro nem vela. Eis alguns itens indispensáveis em viagens. Eles variam de acordo com as suas necessidades, e normalmente são colocados na bagagem de mão. São eles: Passaporte, passagem, vouchers e documentos pessoais (inclusive com cópias, se possível); Dinheiro, cartões de créditos e objetos de valor em local seguro e separado; Óculos ou lentes de contato de uso regular; Uma troca de roupas, em caso de extravio de bagagem. Mini farmácia: medicamentos sempre com receita médica, principalmente os de uso controlado; Nécessaire com itens de higiene pessoal, dispostos em mini-frascos inferiores a 100 ml, fechados em sacos plásticos com presilha de pressão. Dica importante: se for hospedar-se em hotel, evite levar produtos já disponibilizados por eles (pasta de dente, shampoo, sabonete, fio dental, barbeador, etc.) e economize espaço.

 
5. Roupas: o que levar?
O ideal é consultar as condições climáticas para melhor programação. Leve em maioria roupas básicas e neutras, sempre em tons escuros de preferência. Lembre-se sempre de levar peças que têm fácil combinação entre si. Evite roupas muito claras, extravagantes e que tenham facilidade de sujar durante a viagem. Se a viagem não tem caráter social, abuse das malhas. Roupa íntima, só o suficiente. Procure levar acessórios que combinem entre as peças e faça diferentes composições. Um bom jeans escuro e um par de tênis (o mais confortável possível) são indispensáveis.  

 
6. Como agrupar e organizar os itens
As calças, sempre com barras pra fora, pois poderão ser envoltas sobre os demais itens no momento em que você for arrematar sua mala, evitando que elas amassem. Coloque as demais peças esticadas, o quanto possível. Roupas delicadas? Coloque-as pelo avesso. Calçados de todas as espécies e roupas pesadas (casacos, jaquetas, etc.) sempre no fundo. Outra dica para os sapatos, é dispô-los ao redor da mala, como chinelos e sapatilhas por exemplo, formando um arco. Procure preencher todos os espaços com os itens restantes de modo que não chacoalhem no interior da bagagem. As roupas íntimas devem ser colocadas num saco multiuso de pano, tule ou TNT para que as peças “respirem” . A propósito, leve um outro saquinho reserva para descartar a roupa suja, mas organize-as em pilha para não fazer tanto volume na hora de voltar pra casa.

 
7. Mantenha a organização
Como vimos nas dicas acima, arrumar uma mala de maneira correta requer tempo e atenção, mas pode ser mais simples do que você imagina. É importante lembrar de mantê-la sempre arrumada e organizada também durante a viagem para evitar uma nova odisséia na hora de refazê-la. Lembre-se que uma bagagem bem organizada multiplica o espaço, assim, você pode alocar as comprinhas e lembrançinhas que são de praxe em toda e qualquer viagem.

 
8. Identifique a sua mala
São várias as alternativas: desde tags personalizadas, chaveiros, etiquetas de bagagem, ou até laços de fita. Identifique as suas malas! Isso irá ajudá-lo a evitar transtornos como troca de bagagem por semelhança e extravio, além de facilitar a localização, como na esteira do aeroporto, por exemplo.

 
 
9. Proteção e seguro
Você deve trancar a sua mala, sempre que despacha-la. É interessante manter duas chaves consigo, dispostas em locais separados para o caso de perca. Cadeados com segredo são uma boa alternativa, mas não esqueça a sua senha, memorize-a. Assim você evita furtos e roubos que infelizmente são comuns, principalmente em viagens internacionais. Câmeras, celulares, computadores e objetos de valor nunca devem ser despachados. Para proteger ainda mais a bagagem, também é possível fazer um seguro, comumente conhecido como “protec-bag”. Esse tipo de seguro consiste numa proteção plástica em sua mala, que além de conserva-la, lhe garante seguro-extravio com pagamento em dinheiro em caso de perca ou roubo. Há várias empresas do ramo espalhadas nos aeroportos pelo mundo.

 
Pronto! Agora você já sabe o que é essencial para não esquecer nada na hora de fazer as suas malas. Atenha-se para as dicas e aproveite a sua próxima viagem. Não se esqueça que essas e muitas outras informações você encontra aqui, no Tudo Para Viajar! Até a próxima! 

 
Poderá também gostar de:
Miami
Vai para Miami? Veja o que fazer na cidade.
Tudo sobre Orlando
Planejando uma viagem para Orlando, veja todos os textos de Orlando e arredores.
10 Maneiras Incríveis de começar o ano viajando
Selecionamos algumas experiências incríveis para começar o ano da melhor maneira possível: viajando.
Globo de Neve
Para quem gosta souvenir de viagem, os snow globes são ótimas recordações do destino visitado.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish