Kotor

 
Kotor é uma cidade do sudoeste de Montenegro, cercada por uma impressionante muralha de defesa, classificada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.
A cidade fortificada na costa do Adriático está localizada no centro do mais profundo fiorde europeu e contém inúmeras joias arquitetônicas. A cidade velha preserva relíquias da idade média construída entre os séculos XII e XIV.
Uma das mais esplêndidas cidades de Montenegro, Kotor está dentro de uma das mais belas baías do mundo, a Boka Kotorska. É cercada por uma muralha defensiva que permite desfrutar de uma vista deslumbrante sobre a famosa baía ladeada por cadeias de montanhas que é frequentemente comparada com os Fiordes da Noruega.
A grande atração de Montenegro é a Baía de Kotor, considerada o maior fiorde do sul da Europa, mas que na verdade trata-se de um cânion submerso, já que os fiordes costumam ser de origem glacial como os da Nova Zelândia, Canadá, Alasca, Dinamarca e Noruega.
Entre 1420 e 1797, Kotor e os seus arredores dependiam de Veneza.  A cidade já esteve sob o domínio veneziano, austro-húngaro, russo, francês, Italiano, inglês e alemão. Além disso, toda cidade já esteve em ruínas devido a um terremoto em 1979. Desde então cada canto foi reconstruído ou restaurado.
Não se sabe ao certo quando Kotor foi fundada, arqueólogos acreditam a cidade foi erguida sobre as fundações da antiga cidade de Acruviume e suas raízes remontam 10 a.C.
Para os amantes do mergulho, o fundo do mar da Baía de Kotor é um paraíso para explorar. A cidade também abriga 14 igrejas e monastérios, alguns são apenas ruínas, 9 palácios e 3 portões de entrada.
Esta pequena cidade medieval, é uma das poucas que conservam quase intactas suas muralhas fortificadas que começam ao nível do mar e vão subindo pela encosta. Suas ruas estreitas, pequenas praças e muralhas venezianas garantem o charme à cidade.
Kotor está entre os destinos mais populares para uma viagem de um dia a partir de Dubrovnik, são 94 km de percurso. Com um carro alugado na Croácia em menos de duas horas é possível chegar a Montenegro. De Dubrovnik até a fronteira de entrada de Montenegro são apenas 45 quilômetros. A aduana é tranquila. Mas também é possível fazer a viagem em ônibus de linha ou com agência de turismo que organizam excursões para Kotor, alguns programas incluem também uma visita à Budva.
Kotor é a perfeita combinação de beleza natural, rica herança cultural e histórica, paisagem composta por vales, colinas e vilas tradicionais encravadas entre montanhas.
 
Baía de Kotor
Um dos mais belos tesouros naturais e impressionantes de Montenegro, a Baía de Kotor é considerada uma das mais bonitas do mundo, com montanhas com quase 1.000 metros de altura ao fundo, é frequentemente comparada aos fiordes noruegueses.
 
Stari Grad (Cidade Velha) Old Town
A Cidade Velha de Kotor é uma das mais bem conservadas cidades medievais do Adriático, cercada por uma imponente muralha, construída pela República de Veneza. Abriga monumentos da arquitetura medieval, igrejas, catedrais, palácios e museus.
 
Destaques
Muralhas
Arquitetura medieval
Ruas estreitas e sinuosas
Catedral de São Trifão (Sveti Tripun)
 
 
 
 
Trg od oruzja (Praça de armas)
Kotor possui várias praças na cidade, mas a Trg od oruzja é a principal, pois abriga importantes monumentos culturais e está rodeada por prédios medievais ocupados por cafés, bares, lojas de grife e restaurantes.
 
Torre do Relógio
Construída em 1602, durante a ocupação napoleônica, a Torre do Relógio é levemente inclinada devidos aos abalos sísmicos ocorridos na região.
 
Muralhas da cidade (Fortaleza Sveti Ivan)
As muralhas permanecem bem conservada, por isso, é Patrimônio da Humanidade da Unesco. A parte mais antiga é do século XI e a mais recente, do século XIV. Os trechos danificados das muralhas são devido ao terremoto de 1979. Há duas entradas, uma ao lado do portão Norte; outra ao lado da Praça Trg od Salate, perto do portão Sul.
Subir ao topo da muralha que serpenteia o Monte St. Ivan para ter uma vista deslumbrante da Baía de Kotor não é uma tarefa fácil, afinal, são 1.200 metros e 1.350 degraus até o ponto mais alto a 260 m acima do nível do mar. Mas o esforço é recompensado pela imagem por excelência da cidade, localizada no topo da montanha e da qual é obtida uma vista magnífica sobre a baía.
 
Destaques
Igreja de Nossa Senhora da Saúde (Nossa Senhora do Descanso)
Vista deslumbrante da Baia de Kotor
 
Igreja de Nossa Senhora da Saúde ou Nossa Senhora do Descanso
Igreja de Nossa Senhora da Saúde que fica no 520º degrau também é conhecida como Nossa Senhora do Descanso. Proporciona linda vista da cidade.
 
Cânion Piva
O Cânion Piva é considerado o segundo maior cânion do mundo, com 34 km de extensão, formado por um sistema de rios e desfiladeiros profundos.
 
Igreja de São Mary (Sveta Marija)
A Igreja de São Mary (Sveta Marija) foi construída em 1221 no local de uma basílica do século VI, esta igreja católica distingue-se por impressionantes portas do século XX de bronze cobertos de baixos-relevos. Seu interior abriga restos afresco a do século XIV.
 
Museu Marítimo de Montenegro
O palácio barroco do século XVIII Grgurina, abriga o Museu Marítimo de Montenegro, este maravilhoso edifício com três andares conta a história naval do país. Possui coleção de fotografias, pinturas, uniformes, armas decoradas e modelos de navios, além de retratos dos capitães famosos, modelos de cozinhas antigas, mapas geográficos, gravuras e pinturas das cidades costeiras.
 
Igreja de São Nicolau (Sveti Nikola)
A Igreja Ortodoxa de São Nicolau foi construída em 1909 no estilo sérvio-bizantino. Dentro da igreja, há dois altares em talha dourada.
 
Igreja de Nossa Senhora da Rocha (Gospa od Skrpjela)
A Ilha Gospa od Skrpjela é uma das duas ilhas na baía de Boka Kotorska. A ilhota artificial na Baía de Kotor foi construída por pescadores para abrigar uma imagem de Nossa Senhora das Rochas que foi encontrada ali em 1452. Todos os anos, em 22 de julho, data em que foi encontrada a imagem da santa, pescadores jogam pedras ao redor da ilhota para que ela não desapareça.
O interior da igreja é adornado por um altar de mármore, construído em 1796. As paredes e o teto da igreja estão cobertas de pinturas sobre tela por Tripo Kokolja, um dos mais famosos pintores barrocos locais.
 
Catedral de São Trifão (Sveti Tripun) XXXX catedral de St. Triphon
A Catedral de São Trifão é o principal ponto turístico da cidade. Construída em 1166 sobre uma igreja romana do século IX, é uma das igrejas mais antigas da Europa. Foi reconstruída depois de vários terremotos.  Obra-prima da arquitetura românica possui uma rica coleção de obras de mestres locais da época dos séculos XIV-XVIII e relíquias de ouro e prata.
 
Destaques
Mobiliário e obras de arte
Esculturas góticas em pedra
Pieta de origem nórdica
Altares de mármore feitos no século 18 em Veneza
Retábulo de prata baixo relevo e douramento
 
Igreja de São Lucas (Sveti Luka)
A Igreja de São Lucas é ortodoxa e foi construída em 1195. Até o século XVII era uma igreja católica. é o único edifício na cidade que não sofreu destruição significativa durante o terremoto. O piso na igreja consiste de lápides das sepulturas dos cidadãos de Kotor. Uma curiosidade é que a Igreja de São Lucas possui dois altares: um católico e um ortodoxo.
 
Portões da cidade
A cidade de Kotor é guardada pela muralha e possui três portas e é um emaranhado de ruelas estreitas. A principal entrada foi construída em 1555, quando a cidade estava sob o domínio de Veneza.
 
Destaques
Portão do Rio ou Porta Norte foi construído em 1540
O Portão Oeste ou Portão do Mar, construído em 1555 é a principal porta da cidade.
Porta Gurdić, o portão sul
 
 
Poderá também gostar de:
Madri
Madri é uma cidade conhecida por sua moderna arquitetura e sua agitada vida noturna.
Füssen
Füssen  DestaquesHohes SchlossMosteiro barroco de São MangCasas medievais triangularesVista privilegiada dos Alpes suíç
Córdoba
Córdoba, um legado vivo de diversas culturas e civilizações.
Europa
Conhecido como “velho mundo”, o continente europeu abriga verdadeiras maravilhas.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish