Zadar


Zadar | Croácia
 
Zadar é uma cidade encantadora com ruínas romanas, igrejas medievais, excelentes museus e atrações modernas como o Órgão do Mar. A cidade fica na costa da Dalmácia, na Croácia.
Ao longo dos anos a Croácia tem se tornado um dos principais destinos de verão de toda a Europa, isso se deve tanto ao seu belíssimo litoral, com dezenas de ilhas paradisíacas e também por seus preços atraentes, quando comparados a lugares como Ibiza na Espanha; Saint-Tropez na França; Mykonos e Santorini, na Grécia.
A cidade de Zadar possui uma localização privilegiada na costa do Mar Adriático, por isso, é escolhida como base para muitos visitantes que desejam conhecer lindas praias em seus arredores.
Zadar foi muito bombardeada na Segunda Guerra Mundial e durante a guerra da Iugoslávia nos anos 1990, sofrendo sérios danos. No entanto, não há marcas visíveis de guerra.
O pequeno centro histórico fica numa península, rodeada por muralhas venezianas e abriga as principais atrações. A parte antiga é facilmente explorada a pé.
A entrada de Zadar é um atrativo por ser rodeada por uma muralha e para ter acesso à cidade é preciso atravessar uma ponte, para em seguida apreciar os portões. Em muitos pontos a arquitetura lembra Roma Antiga.
Com uma atmosfera cosmopolita, Zadar possui diversos bares e restaurantes com mesas ao ar livre de onde é possível observar todo charme e beleza dessa pequena cidade.
 
Órgão do Mar
O Órgão do Mar de Zadar foi projetado por Nikola Bašić é impressionante, trata-se de um sistema de tubos e apitos tocados pelas ondas do mar que assobiam e exalam suspiro compondo uma melodia que encanta e hipnotiza seus visitantes. Uma combinação perfeita de som próprio e uma bela vista para o pôr do sol.
 
Saudação ao Sol
Outra criação de Nikola Bašić, a Saudação ao Sol consiste em um círculo com 22 metros que possui 300 placas de vidro que armazenam energia solar durante o dia e junto com a energia das ondas do Órgão do Mar fazem um espetáculo de luzes. Por conta do clima da Croácia, a Saudação ao Sol é capaz de captar energia suficiente para iluminar todo sistema beira-mar.
 
Igreja de São Donato
Essa igreja é um dos mais belos exemplos da arquitetura Bizantina da Dalmácia, foi erguida sobre o Fórum Romano. Desde 1997 não é usada como igreja, mas devido a sua ótima acústica é sede de muitos concertos. E o símbolo da cidade.
 
Ruínas Romanas
O exterior da Igreja de São Donato possui um pilar do período romano que serviu na Idade Média de pelourinho, onde malfeitores eram acorrentados e maltratados em público.
Além disso, os arredores da igreja possuem pilares com relevos de figuras mitológicas e restos de altares.
 
Muros e portões da Cidade
Os muros remanescentes da fortificação romanas, do início da idade Média ficam perto da ponte de pedestre, pois a maioria foi construída sob domínio veneziano. Nas proximidades existem quatro portões da cidade antiga. O Portão de São Roque, o Portão do Porto que conserva um leão veneziano, além do Portão da Cidade.
 
Portão da Terra
O Portão da terra foi construído em 1543 como entrada para cidade. Acima do portão grande há um relevo de São Crisógono.
 
Igreja de São Simeão
Essa igreja foi construída originalmente em estilo românico, mas em 1632 foi reconstruída para guardar o sarcófago de São Simeão.
 
Destaques
Sarcófago de São Simeão (caixão feito de cedro e coberto por placas de relevo de prata banhada a ouro)
Pilar romano construído em 1729
 
Museu do Vidro Antigo
O Museu do Vidro está no Palácio Cosmacendi e abriga inúmeros objetos de vidro antigo encontrados em sítios arqueológico em Zadar e seus arredores. Conta ainda à história e a criação da invenção do vidro.
 
Portão do Mar
Reconstruído a partir de um arco romano, esse portão possui do lado externo um leão de São Marcos e um memorial da batalha de Lepanto.
 
Praça do Povo(Narodni Trg)
A Praça do Povo é o centro da vida pública em Zadar, abriga a prefeitura, a Loggia Renascentista que foi construída para ser o tribunal da cidade e hoje é usada para exposições. Em seus arredores está o Palácio da Guarda Municipal que abriga o Museu Etnográfico.
 
Destaques
Torre da Guarda de 1562
Torre do relógio
Loggia Renascentista
Igreja Ortodoxa
 
Museu Etnográfico
O Palácio da Guarda Municipal abriga o Museu Etnográfico que possui coleções de trajes típicos e objetos de toda Croácia.
 
Igreja de São Crisógono
Essa igreja já foi parte de um mosteiro beneditino construído antes do ano 1000, foi reconstruído em 1175, possui um belo altar barroco e afrescos bizantinos. O mosteiro foi destruído na Segunda Guerra Mundial.
 
Museu Arqueológico
O Museu Arqueológico foi fundado em 1832 e possui coleções de objetos da pré-histórica até as épocas atuais. É o segundo museu mais antigo da Croácia e um dos mais antigos nesta parte da Europa.
 
Igreja de Santa Maria
A Igreja de Santa Maria foi fundada em 1066 e passou por várias modificações. Durante a Segunda Guerra Mundial acabou sendo muito danificada, embora tenha sido reconstruída, hoje possui uma decoração mais modesta do que a original.
 
Destaques
Campanário românico
Fachada renascentista
 
Museu de Arte Sacra
Esse impressionante museu fica no piso térreo da Igreja de Santa Maria e abriga obras do século XIV a XVI.
 
Destaques
Coleção relicários
Esculturas de mármore
Peça de ouro
Exposição "Ouro e Prata de Zadar" iniciada em 1951
 
Fórum
O Fórum localizado em frente da igreja São Donato é o nome dado a todas as principais praças das cidades do antigo Império Romano. Construído a partir do 1 º século a.C ao século 3 d.C. é um dos mais importantes entre as antigas cidades do Adriático. Acabou sendo destruindo na Idade Média, reduzido a escombros.
 
Catedral de Santa Anastácia
A Catedral de Santa Anastácia foi fundada pelos bizantinos no século XII e XIII. Seu magnífico interior possui belíssimos murais e um sarcófago de mármore com as relíquias de Santa Anastácia.  A catedral foi muito bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reconstruída.
 
Destaques
Campanário (Deslumbrante vista da cidade)
Fachada ricamente decorada
Altares barrocos
 
Mosteiro e Igreja Franciscanos
É a igreja gótica mais antiga da Dalmácia, construída em 1280 com características renascentistas em seu interior.
               
Kalelarga (rua principal)
É a rua principal de Zadar desde os tempos antigos, é a mais famosa rua da cidade, também conhecida como a Rua Larga (Široka Ulica). Quase todos os prédios da rua foram destruídos na Segunda Guerra Mundial e reconstruídos em estilo moderno. Algumas pessoas dizem que é ainda mais antiga do que a própria cidade.
 
Praça dos Cinco Poços (Trg pet Bunara)
A Praça dos Cinco Poços foi construída em 1574 no lugar de um antigo fosso e contém uma cisterna com cinco poços responsáveis pelo abastecimento da cidade de Zadar até 1838.
 
Riva (Costa)
A Costa de Zadar é um lugar maravilhoso para passear a beira-mar, pois oferece uma vista deslumbrante sobre a beleza do canal de Zadar, das ilhas de Ugljan e Pašman e do mar. De onde também é possível apreciar o mais belo pôr-do-sol do mundo.
 
Igreja de São Elias
A Igreja ortodoxa da cidade foi construída em estilo barroco tardio, no final do século XVIII, no lugar de uma igreja medieval. A igreja contém uma maravilhosa coleção de ícones que datam do XVI ao século XVIII.
 
Arsenal
Originalmente construído no século 18 para atender a frota naval que protegia valiosas rotas de comércio da República de Veneza, hoje o Arsenal tornou-se um local destinado à arte e entretenimento.
 
Mais bonito pôr-do-sol do mundo
Pode se dizer que Zadar possui o pôr-do-sol mais bonito do mundo, que pode ser visto a partir da beira-mar, ao lado de seu Órgão do Mar, que produz uma gama de tons encantadores, dependendo do movimento e do poder das ondas.
 
Parque Rainha Jelena Madije
Foi o primeiro parque público na Croácia, fundado em 1829 em homenagem a Rainha Jelena Madije.
 
Parque Vladimir Nazor
O maior parque de Zadar foi criada em 1888 e fica em cima da maior fortaleza da cidade. Depois da Segunda Guerra Mundial passou a chamar Parque Vladimir Nazor em homenagem a um dos mais famosos escritores croatas.
 
Cemitério Municipal
O cemitério da cidade de Zadar foi criado em 1821 e abriga verdadeiros monumentos, são seis capelas neoclássicas com esculturas, abóbadas em pedra de Ístria, estátuas em mármore e bronze, medalhões em baixo-relevo e cruzes bizantinas.
 
Mercado Municipal
O Mercado Municipal de Zadar é um dos melhores da Croácia e também um dos mais antigos, pois está no mesmo lugar desde a Idade Média.
 
Maraschino
Maraschino é o licor original e nobre proveniente de Zadar. No início do século XVI, os farmacêuticos do mosteiro dominicano inventaram sua própria receita e produziram seu primeiro licor de ervas. O licor é obtido da cereja marasca (espécie de cereja amarga). É um dos poucos licores do mundo produzidos através do processo de destilação.
 
Ilhas Kornati
No ponto de encontro entre Sibenik e Zadar, está situado o arquipélago com 150 ilhas desabitadas, ilhotas e recifes na parte central do Adriático croata. Devido à sua excepcional beleza paisagística e a diversidade marinha, a maior parte da zona marítima com 238 km de comprimento de Kornati foi declarado um Parque Nacional em 1980. O arquipélago possui ilhas rochosas com mata, grutas subterrâneas e covas protegidas.
 
 

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish