Muralha de Ston


Muralha de Ston
 
Engana-se quem pensa que a maior muralha da Europa encontra-se na França, Alemanha ou Inglaterra, por incrível que pareça, ela fica num destino menos óbvio, mais precisamente na Croácia, na pequena cidade de Ston, e possui o dobro do comprimento dos muros dos seus vizinhos mais famosos.
Ston é uma pequena cidade a apenas 59 km de Dubrovnik, localizado no sul da península de Peljesac.
A muralha de Ston é o segundo maior sistema de defesa do mundo, depois da Grande Muralha da China, com 5 km de comprimento, por isso, é conhecida como a “Grande Muralha da China da Europa". Sua construção começou em 1333 com o objetivo de proteger as salinas da cidade, pois naquela época, as salinas eram status de riqueza e poder. No tempo da República de Dubrovnik, um quilo de sal valia o mesmo que um quilo de ouro, por isso quem controlasse o sal era rico.
São 41 torres, 7 bastiões e dois fortes que fazem dessa fortaleza uma das estruturas defensivas mais interessantes do Adriático e do mundo.
As principais estruturam estão em Veliki Ston que abriga o Forte Maior, a Igreja Neogótica de São Blásio (Sv. Vlaho), construída em 1870 para substituir uma catedral do século XIV que foi destruída pelo terremoto de 1850. A cidade abriga também o Palácio do Governador (Knezev Dvor), o Palácio do Bispo de 1573 e a Igreja e Mosteiro Franciscano de São Nicolau (Sv. Nikola)
Seu vizinho é o pequeno povoado Mali Ston, que fica a 1 km e possui um porto, conectado apenas pelas muralhas que oferecem belos mirantes. Foi construído junto com o muro como parte do sistema de defesa. Já Mali Ston é denominado pelo Forte Koruna de 1347 que possui dois arsenais e um depósito fortificado para armazenar sal.
Diferentemente da maioria das muralhas, estas não foram construídas em torno de uma cidade, mas ao longo dos morros para proteger as salinas. Hoje, o sal do mar do Adriático ainda é produzido usando métodos tradicionais, e é uma das atrações da cidade.
A melhor época para visitar Ston é durante a anual colheita sal que acontecem todos os meses de Julho e Agosto. Produção de sal tem sido um esteio econômico desde a Idade Média e as salinas de Ston estão entre os mais antigos e mais bem preservados da Europa. O sal ainda é colhida à mão e depois carregados em vagões para distribuição.
As salinas de Ston têm desempenhado um papel importante na história desta região e ainda desempenham um papel econômico significativo para o povo de Ston. As salinas datadas do século XIII são as mais antigas salinas na Europa e, possivelmente, até mesmo no mundo. Acredita-se que essas mesmas salinas foram usadas em tempos pré-históricos, devido a artefatos relevantes encontrados aqui. As minas de sal de Ston são um local fascinante e vale uma visita.
Em 1996, devido a um terremoto a muralha foi bastante danificada, mas passou por uma longa restauração. A visita aos muros de Ston permite desfrutar de uma vista panorâmica das salinas e das cidades que ficam nos arredores.
Desde a independência da Croácia, Ston e Mali Ston se tornaram grandes produtores de com cerca de 500 mil ostras produzidas anualmente. As fazendas de ostras da região insistem que as ostras cultivadas localmente são os melhores do mundo.
Ston faz parte de uma incrível rota ladeada pelo mar Adriático e com paisagens fascinantes.
Localizado em uma baía isolada seis quilômetros da cidade de Ston está o deslumbrante Prapratno Beach. Suas águas rasas e praias arenosas tornam a praia ideal para famílias.
Seja para visitar as muralhas, as salinas ou as fazendas de ostras, estando na região ou no caminho para Dubrovnik não deixe de conhecer Ston.
 
Poderá também gostar de:
Vancouver
A terceira maior cidade do Canadá, localizada na província da Colúmbia Britânica, eleita duas vezes como a melhor cidade
Bruges
Conheça Bruges, uma das cidades medievais mais belas da Europa,  conhecida como a “Veneza do Norte”.
Lisboa
Fincada entre sete colinas ao norte do Rio Tejo, Lisboa é uma cidade de encantos imediatos e repleta de história.
Eisriesenwelt
Conheça Eisriesenwelt, a maior caverna de gelo do mundo.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish