Kusadasi




Kusadasi, Turquia
Rejane M. 
 
Kusadasi, em turco “Kuşadası” é uma cidade litorânea e turística situada na Turquia, na costa do Mar Egeu, nela está localizado o porto, de onde chegam e partem navios de cruzeiros para as Ilhas Gregas. Possui belíssimas praias banhadas por águas turquesa. Nas suas proximidades é possível conhecer a Casa da Virgem Maria. A distância de 10 km entre o Porto de Kusadasi e Éfeso permite conhecer as ruínas da antiga Éfeso, famosa pelo templo de Artemis,  uma 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

 
Ladies Beach / Kadinlar Denizi
Praia muito popular devido a sua localização central, com águas cristalinas e rasas e uma faixa arenosa bastante extensa, seu nome remete a época em que era uma praia exclusiva para banhistas do sexo feminino, atualmente é mista. 

............................................................................................................................................................. 
Casa da Virgem Maria/Meryem Ana
Distante 8 km da cidade de Éfeso este importante local para peregrinos católicos e muçulmanos, está localizado no monte Koressos. Foi descoberta no século 19, através de visões da freira católica alemã Ana Catarina Emmerich que descreveu detalhadamente sua localização bem como o aspecto da casa. João 19: 26-27 Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”, e ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família.


Após a crucificação de Jesus Cristo, Maria foi levada pelo apostolo São João para as proximidades de Éfeso e aí viveu até sua morte (Assunção de Maria). Diversos Papas já a visitaram e deixaram lembranças que estão expostas nas paredes: Paulo VI, João Paulo II, e Bento 16 em 2006. Uma pequena e simples casa construída com pedras da região composta de duas peças, sendo que em seu maior cômodo existe um altar com uma grande imagem de Nossa Senhora para orações, e no cômodo menor, acredita-se que era o quarto de Maria.
No seu exterior uma linha vermelha diferencia a parte da casa que foi restaurada, da sua parte original. Lenços para as mulheres cobrirem seus cabelos estão disponíveis na entrada da casa e velas podem ser acesas no exterior. A poucos passos da casa, um muro lotado de bilhetes de papel ou tecido com pedidos/preces/mensagens/ agradecimento amarrados pelos fiéis que merece ser visitado e ao seu lado uma fonte de água potável com poderes curativos e milagrosos também é ponto obrigatório: quer seja para tomá-la ou vertê-la em pequenos frascos para souvenir. No local também existe uma piscina batismal totalmente vazia em que moedas podem ser jogadas para boa sorte e pedidos. Lojinhas vendem medalhas, água benta, terços, postais e todo tipo de souvenir sobre o local.

............................................................................................................................................................. 
Mesquita Isa Bey
Construída em 1374-1375 em Selçuk, próxima de Éfeso é um dos mais antigos e impressionantes trabalhos de arquitetura do período do governo Anatoliano nos arredores das colinas Ayasluğ. Seu estilo é baseado na grande mesquita de Damasco. Possui duas entradas principais e no meio um pátio com fonte e muita vegetação, com um belíssimo contraste do verde com os tons de pedra. Suas paredes ocidentais possuem inscrições formas geométricas gravadas e são cobertas com mármore. Um dos seus minaretes construído de tijolos numa base octogonal está com parte de sua sacada totalmente destruída. O outro minarete que existia em 1842 desmoronou. Seu interior é recoberto com tapetes e lustres.
 
 .............................................................................................................................................................
Templo de Ártemis
O Templo de Ártemis está localizado em Éfeso. Ártemis (para os gregos) ou Diana (para os romanos). Construído em IV a.c foi o maior templo do mundo antigo construído por um arquiteto de Creta e seu filho para a deusa da caça e dos animais selvagens. Sua aparência era a de um templo grego clássico: uma estrutura retangular sustentada por muitas colunas, decoradas com esculturas em alto relevo na sua base e rosetas nos capitéis.


O templo foi uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo,   possuía 138 metros de comprimento por 71,5 metros de larguras e 127 colunas de mármore com 20 metros de altura, e era famoso por possuir no seu interior diversas obras de arte, destacando-se a escultura da deusa feita em ébano , ouro e prata e pedra preta. Destruído diversas vezes inclusive por um incêndio foi reconstruído por Alexandre III da Macedônia, ou melhor, Alexandre o Grande. Trabalhavam nele muitas sacerdotisas virgens que praticavam artes mágicas. Atualmente, no local resta apenas uma única coluna como lembrança de um passado grandioso e que deixou poucos resquícios do auge da sua glória e algumas esculturas e objetos expostos em Londres.

............................................................................................................................................................. 
Igreja de São João Evangelista
João Evangelista passou os últimos anos de sua vida em Éfeso escrevendo o Evangelho Segundo São João. O imperador Justiniano (527-565 DC) acreditou que um túmulo dos anos 300 existente no local era o de São João e então construiu uma grandiosa basílica com 6 domos, deixando o  túmulo sob o domo central,  tornado-a um  dos mais sagrados destinos da Idade Média. Se esta Catedral estivesse intacta, ela seria uma das 7 maiores  do mundo. Com o declínio da importância de Éfeso, e devido diversos ataques árabes, a igreja acabou por desmoronar. Depois da morte de Jesus Cristo, São João trouxe consigo Maria (mãe de Jesus) para Éfeso, pois Jesus tinha lhe pedido que tomasse conta de sua mãe após sua morte.  São João fixou residência nas redondezas da colina Ayasoluk, e como São Paulo havia feito antes dele, espalhava as palavras do cristianismo nesta região. As últimas escavações feitas no local encontraram um batistério, uma piscina central e também uma capela coberta com afrescos de santos.

............................................................................................................................................................. 

Dica:
Para quem quiser conhecer estas atrações (as distâncias são grandes entre um local e outro) minha sugestão é o motorista Ali Baba Taxi. Ele fala muito bem inglês possui um Doblo (Fiat) com ar condicionado e com capacidade para até 7 pessoas, é muito simpático e atencioso. O preço para um período de 4 horas foi justo, e permitiu com folga conhecer todas as importantes atrações.
Email: kusadasitaxiali@hotmail.com
www.facebook.com/EPHESUS.TAXI.SERVICE?fref=ts
www.ephesustaxiservice.com



Sobre a Autora
Rejane M.  é gaúcha de nascimento e fez do viajar sua opção: pelo universo das palavras, pelas folhas de um livro, pelas páginas da internet e pelo mundo real. E foi numa dessas viagens/voos/giros que conheceu a Camila, e juntas agora no Tudo para Viajar podem todos os países desbravar. 
Contato: rejane@tudoparaviajar.com
 ................................................................................................................................................................
Leia também:
O que fazer em Atenas
Éfeso
Kusadasi

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish