Bogotá

Bogotá
 
Bogotá, a capital da Colômbia é uma cidade contemporânea que oferece sedutores atrativos, com modernas avenidas e edifícios, numerosas galerias e museus, dentro dos quais se encontram os mais interessantes da América Latina, além de igrejas dos séculos XVII e XVIII, bairros antigos, e construções arquitetônicas que constituem uma grande riqueza patrimonial.
Em Bogotá todo o patrimônio é intangível, representado nos costumes e manifestações próprias da população multiétnica. A imensa e variada oferta cultural da cidade, a torna um destino turístico à altura das grandes capitais do mundo, que abriga 58 museus, 62 galerias de arte, 161 monumentos nacionais, 75 grandes parques e28 igrejas de interesse turístico.
Bogotá é a terceira capital mais alta do mundo localizada a 2.600 metros sobre o nível do mar, sobre um planalto aos pés da Cordilheira Oriental, continuação da Cordilheira dos Andes. Apesar de estar próxima a Linha do Equador, a temperatura costuma ser amena durante o dia e fria à noite.
A quinta maior cidade da América latina possui charmosos bairros coloniais, muita cultura e boa gastronomia. Fundada em 1538, esta cidade surpreende seus visitantes em cada esquina e sempre oferecendo algo novo para se fazer.
Conhecer Bogotá é ter a oportunidade de contemplar uma cidade harmoniosa com tradição e modernidade, em uma viagem cheia de natureza, cultura, folclore e paisagens urbanas.
 
O que ver e fazer em Bogotá?
 
Barrio de La Candelaria
O bairro tradicional da Calendária fica no centro histórico e é tombado como Patrimônio Nacional. Famoso por suas casas antigas que lembram a época da colonização espanhola compreende o Centro Histórico de Bogotá que abriga grande parte dos pontos turísticos da cidade
 
Destaques
Plaza de Bolívar
Casas antigas
Quinta de Bolívar
Portões de madeira entalhada
Museo del Oro
Museo Botero
Casa Moneda
Sacadas de ferro forjado
Ruas de paralelepípedos
Fachadas coloniais
Plaza de Bolívar
Catedral
 
Plaza de Bolívar
A Plaza de Bolívar faz parte do bairro de La Candelaria e abriga os principais poderes da cidade, além disso, a praça foi declarada Monumento Nacional.
 
Destaques
Estátua de Simón Bolívar
Prefeitura de Bogotá
Palácio da Justiça
Capela del Sagrario
Palácio Arzobispal
Palácio de Nariño - Palácio Presidencial
Palácio Echeverry
Capitólio Nacional
Catedral Primada de Bogotá
 
Capitolio Nacional
O Capitolio Nacional é um edifício que fica na Praça Bolívar, no centro de Bogotá, sua construção começou em 1876 e só foi concluído em 1926.
 
Dicas:
Visitas só são permitidas às sextas, com agendamento prévio. Tel: 018-000-122512.
 
Museu de Arte do Banco da República
Museu de Arte do Banco da República abriga exposições temporárias de sua coleção de arte. A sala de arte religiosa exibe de maneira permanente as custódias La Lechuga, La Preciosa e De las Clarisas. O museu é dividido em duas partes,
 
Casa de la Moneda
Na Casa de la Moneda  é possível fazer um passeio pela história do país e pelo processo de produção e evolução da moeda colombiana. O museu divide espaço com o Museu de Arte do Banco da República.
 
Museo del Oro
O Museu do Ouro abriga cerca 34 mil peças de ouro.  Declarado Monumento Nacional é considerada como o mais importante do mundo em seu gênero.
 
Destaques
Balsa Muisca
Joias e os tesouros de diversas culturas
Tesouros pré-colombianos
Exposições temporárias no subsolo
 
Museo Botero
O Museu Botero abriga uma coleção importante com 123 obras do artista colombiano Fernando Botero, conhecido por pintar figuras robustas. Entre o acervo estão pinturas.
 
Destaques
Obras de Picassso, Dali, Matisse, Monet, Renoir y Chagall
Traço característico do pintor, as formas volumosas
Sala 5 onde estão as obras mais conhecidas do artista
Visitas guiadas gratuitas
 
Museo Nacional de Colombia
O Museu Nacional de Colômbia é o mais antigo do país e um dos mais velhos do continente americano.  Foi fundado em 1823, e em 1975 foi declarado Monumento Nacional. Conta com a coleção inclui mais de 20 mil peças.
 
Destaques
Instrumentos científicos
Cerâmicas
Bandeiras
Peças de arte nacional
Objetos pré-colombianos
Vestuário de época
Mapas
Corredores que formam uma cruz
Arte indígena
Museo de la Esmeralda
O Museu Internacional da Esmeralda conta com uma grande coleção de peças únicas de esmeraldas criadas por artistas locais. A Colômbia é o maior exportador de esmeraldas no mundo e o museu recria um túnel de exploração mineira de 27 metros de extensão onde estão expostas jazidas de esmeraldas como se fosse um túnel real.
 
Destaques
Vista do 23º andar do prédio
Túnel
 
Cerro de Monserrate
O Cerro Monserrate é um dos pontos mais altos de Bogotá. A vista a 3.200 metros de altitude do topo de Monserrate é espetacular. Além do Santuário, há dois restaurantes, o Santa Clara e o San Isidro. A montanha com mais de 3.000 metros proporciona uma linda vista panorâmica da cidade, a subida ao topo é feita por teleféricos, por trenzinho (funicular) que partem da estação Lower Station ao pé da Montanha ou a pé. 
 
Destaques
Caminho da Via Crúcis, trilha com 14 esculturas que retratam cenas da Paixão de Cristo
Interior do Santuario del Señor Caído de Monserrate
Capela dedicada a Santa Maria de La Cruz de Monserrate
Reprodução de uma rua bogotana do século XVII
Vista lá de cima à noite
Linda vista panorâmica da cidade
Vista da Plaza del Chorro de Quevedo
Restaurante Casa de Santa Clara tem uma vista espetacular
 
Dica:
Subir de teleférico e descer de funicular ou vice-versa.
 
Cerro Guadalupe
O Cerro de Guadalupe fica fora da cidade, a 3.300 m de altitude. O Santuário de Guadalupe foi destruído por erupções vulcânicas quatro vezes, mas sempre foi reconstruído.
 
Destaques
Capela
Mirante com vista para a área metropolitana de Bogotá
Escultura da Virgem de Guadalupe com 15 metros de altura
 
Salto del Tequendama
Esta belíssima cachoeira de 157 metros altura é uma atração natural localizada a 30 quilômetros do centro histórico de Bogotá.
 
Destaques
Mirador
 
Catedral de Sal de Zipaquirá
Saindo da cidade ao norte, atravessando a verde planície da savana de Bogotá por mais de 50 quilômetros, chega
A pitoresca cidade de Zipaquirá, fica a 50km de Bogotá e  abriga uma impressionante Catedral construída no interior de uma mina de sal. É um dos destinos religiosos mais famosos e visitados da Colômbia.
 
Destaques
Passeio dentro da Catedral de Sal
Rota do mineiro (visita guiada à mina)
Museu da Salmoura
Vídeo 3D “Guasa tesouro de um povo”
 
Noite de Bogotá
A noite de Bogotá é muito badalada, o agito fica dividido entre a Zona T ou Zona Rosa que abriga bares mais sofisticados e o bairro da Candelária que abriga os bares mais tradicionais.
 
Destaques
Andrés Carne de Res , bar dividido em 4 andares: Inferno, Terra, Purgatório e Céu.
 
Centro Cultural de García Márquez
O Centro Cultural Gabriel García Márquez possui um espaço para exposições temporárias, biblioteca, livraria e restaurante.
 
Destaques
Cafeteria colombiana Juan Valdez
 
Torre Colpatria (Edifício Colpatria)
Torre Colpatria é o edifício mais alto da cidade, possui 50 andares, numa altura total de 196 metros, além disso, é o mais alto do Colômbia e o a segundo mais alto na América do Sul.
Desde 1998, a Torre Colpatria é iluminada todas as noites com 36 diferentes luzes e cores.
 
Dica:
Nos fins de semana e feriados, o piso superior é aberto aos visitantes, onde uma lanchonete e um mirante estão localizados.
 
Passeio Centro de Bogotá (Walking Tour)
Os passeios para pedestres em Bogotá (Walking Tour) são uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da historia da capital colombiana. Os passeios saem duas vezes ao dia, às 10:00 e às 14:00, de segunda-feira a domingo e são grátis.
Destaques
Plazoleta del Chorro de Quevedo
Museu Igreja Santa Clara
Observatório Mutis
Capitólio
Plaza de Bolívar
Palácio da Justiça
Eixo Ambiental
Ermida da ordem Terceira
Parque dos Jornalistas
Conjunto Torres do Parque
 
Dicas:
É necessário se inscrever-se previamente pessoalmente no PIT (Ponto de Informações Turísticas) no centro histórico,  por telefone: (57 1) 2837115 ou enviando um email para  pitcentrohistorico@idt.gov.co.
O Walking Tour sai do PIT no Palácio Liévano e passa por alguns pontos importantes da cidade.
 
Biblioteca Luis Ángel Arango
A Biblioteca Luiz Ángel Arango abriga diversas exposições temporárias e oferece uma programação contínua de exibições sobre diferentes temas e autores da história, da antropologia e da arte nacional e internacional.
 
Museu de Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna de Bogotá ou MAMBO foi fundado em 1963 e abriga 2200 obras. O museu abriga exposições de arte e fotografia.
 
Destaques
Nuestra Señora de Fátima, de Fernando Botero
Gravuras de Álvaro Bairros
Cama de Feliza Burstyn
Móveis de Beatriz González
 
Centro Interaticvo de Ciencia e Tecnologia Maloka
O Centro Interativo de Ciência e Tecnologia Maloka é um parque temático da ciência e da tecnologia que conta com salas de exposição, praça com show de fontes de água e um Cinema Domo, o primeiro en formato gigante da América do Sul.
 
Juan Valdez Café
A Colômbia é o terceiro maior produtor de Café do Mundo, atrás apenas no Brasil e do Vietnã.  Juan Valdez Café é uma das cafeterias colombianas mais famosas e segue a mesma linha da franquia americana Starbucks.
 
Feira de domingo em Usaquén
O bairro de Usaquén é repleto de restaurantes e ruas charmosas em estilo colonial. Aos domingos acontecem várias feiras de artesanatos pelas ruas. A feira oferece artesanatos e pratos típicos da culinária local. Além disso, o bairro abriga um charmoso shopping construído unindo antigas casas de fazendas chamado Hacienda Santa Barbara.
 
Mirador La Calera
O Mirador La Calera é outro bom lugar para apreciar os contornos da cidade de Bogotá. Não é tão alto com o Cerro Monserrate, por isso, é possível observar com clareza a cidade.
 
Gastronomia
A culinária colombiana é bem diversificada, por isso, não deixe de experimentar a comida local.
 
Destaques
Badeja paisa (prato servido com arroz, feijão, carne, torresmo, abacate e platano frito)
Ajiaco (sopa a base de vários tipos de batata que tem pedaços de frango e milho)
Arepas (tortilhas fritas feita de farinha de milho com vários recheios)
Obleas (massa fina tipo waffle com diversas coberturas doces)
Patacón (massa fina e frita de banana da terra salgado)
Refrigerantes Colombiana e Postobon
Aguapanela (bebida, quente ou gelada feita de rapadura dissolvida na água com limão e queijo  na bebida quente)
Crepes & Waffles ( existem diversas lojas na  cidade)
Frutas locais (guanábana, feijoa, tomate de arbol, lulo e uchuva)
Sancocho (sopa típica da gastronomia colombiana)
 
Plaza del Chorro Quevedo
Alguns historiadores dizem que este foi o primeiro assentamento espanhol na capital, no primeiro assentamento ordenados por Gonzalo Jiménez de Quesada, onde foram levantadas as primeiras habitações, a igreja e o mercado.
 
Destaques
Ermita del Principe, replica de la Capilla del Humilladero
Tavernas que rodeiam toda a região da Candelaria
El Portal del Chorro
 
Santuario Nacional Nuestra Señora del Carmen
O Santuario Nacional Nuestra Señora del Carmen está localizado no Bairro de La Candelaria, o templo foi projetado em estilo gótico florentino e possui toques bizantinos e árabe. Foi declarado Monumento Nacional em 1933.
 
Destaques
Fachada
Afrescos
 
Museo de Arte Moderno de Bogotá
O Museu de Arte Moderno de Bogotá, também conhecido como MamBo abriga  pinturas, esculturas, fotografias e vídeos a partir do início do século 20 e promove as artes plásticas moderna e contemporânea. O museu realiza exposições temporárias e contar com uma sala de cinema.
 
Destaques
Obras de Botero, Manzur, Grau, Villamizar, Negret, Alvaro Barrios, Ana Mercedes Hoyos e María de la Paz Jaramillo
 
Museo Militar
O Museu Militar conta a história dos militares no país  e traça a evolução das forças armadas da Colômbia. Abriga armas, aparelhos eletrônicos usados pelo Exército, aviões e canhões.
 
Catedral Primada
A Catedral Primada é a primeira igreja construída em Bogotá, a antiga Capilla del Sagrario, do século XVII e fica num morro a mais de 3000 metros acima do nível do mar. O templo original foi construído em 1538.
 
Destaques
Coleção de obras de arte sacra
Valioso arquivo musical
Restos do fundador da cidade, Jiménez de Quesada
 
Teatro Colón - Teatro Cristvon Colon
O Teatro Colón é o mais importante da Colômbia e foi construído entre 1886 e 1895. Possui uma arquitetura neoclássica e abriga concertos, peças de teatro, óperas e balés.
 
Casa de Nariño
A Casa de Nariño, também chamado Palácio de Nariño, é a sede do governo da República da Colômbia e residência do Presidente. O Palácio em estilo neoclássico foi inaugurado em 1908.
 
Destaques
Troca de guarda
Jardins
Observatório Astronômico nos jardisn do pa;ácio
 
Dicas:
Trocas de guarda que acontecem às quartas e aos domingos, às 14h30 ou às 15h
Para visitar a casa é preciso agendar um horário no site web.presidencia.gov.co/narino/
 
Museo Arte Colonial
O Museu de Arte Colonial  é o maior e mais completo da Colômbia. A coleção do museu foi formada por doações de colecionadores particulares com obras do século XVII e XVIII.
 
Destaques
Mobiliário
Prataria
Manuscritos
 
Iglesia Museo Santa Clara
A Igreja Museu Santa Clara é a mais representativa das igrejas coloniais de Bogotá. Foi construída na metade do século 17 como parte do Convento de Clarissas.
 
Destaques
Abóbada pintada com motivos florais
Paredes totalmente cobertas com pinturas
Estátuas de santos
Retábulos dos séculos XVII e XVIII
 
Biblioteca Nacional
A Biblioteca Nacional da Colômbia foi fundada em 1777, é considerada a mais antiga biblioteca nacional nas Américas. Sua coleção original é composta de livros expropriados da comunidade jesuíta, que havia sido expulso de todos os domínios do Império Espanhol.
 
Plaza de Toros
A Plaza de Toros de La Santamaría foi declarado Monumento Nacional em 1984. A praça construída em 1931 tem uma capacidade para 14.500 pessoas.
 
Planetario Distrital
O Planetário de Bogotá possui uma cúpula que mede 25 metros de diâmetro e é a maior da América Latina. Suas sessões acontecem às 11h e às 14h.
 
Parque de la Independência
Inaugurado em 1910, o Parque de la Independência é um dos parques mais tradicionais da cidade.
 
Destaques
Planetário
Plaza de Toros
 
Casa Quinta de Bolívar
A Casa Quinta de Bolívar é um museu instalado no casarão que foi o lar de Simón Bolívar. O museu abriga móveis, trajes e utensílios do líder do movimento de independência de Colômbia.
 
Parque Simón Bolívar
O Parque Simón Bolívar é o maior e mais importante parque da cidade que abriga um grande centro de eventos com capacidade para 60 mil pessoas.
 
Jardín Botánico Jose Celestino Mutis
O Jardim Botânico de Bogotá é o maior do país, possui 19 hectares e abriga uma enorme variedade de espécies de plantas e flores.
 
Destaques
Tour por uma estufa
Orquidários
Invernadeiros
Quito Jardín de Quindes (exposição com 65 esculturas de beija-flores)
Biblioteca Virgilio Barco
A Biblioteca Virgilio Barco é a segunda mais consultada do mundo, atrás apenas da biblioteca da de Nova York. Foi projetada pelo arquiteto Rogelio Salmona, possui grande quantidade de janelas e tetos de vidro o que possibilitada uma excelente iluminação natural.
 
Chiva noturno
As chivas são carros coloridos e abertos com bancos enfileirados de madeira. O passeio noturno de chiva ao som de música típica por Bogotá é diversão garantida, muito procurado por turistas.
 
Tren turístico de la Sabana
Um trem que circula nos finais de semana é composto por uma locomotiva a vapor com uma capacidade total de 560 passageiros. A Turistren foi fundada em 1992 para resgatar os velhos trens movidos por locomotivas a vapor. O passeio é ideal para conhecer a Savana de Bogotá e municípios próximos.
 
Poderá também gostar de:
Atlantis Paradise Island
O mega resort inspirado na lenda do Continente perdido de Atlântida.
Aeroportos no Brasil
Telefones dos aeroportos no Brasil.
Sudbury
Está em Boston e quer passear pelos arredores? Conheça a histórica Sudbury.
O que fazer em Cancún
Vai visitar Cancún ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish