O que fazer em Joanesburgo


Joanesburgo: Principais atrações da cidade
Cami Pinheiro


Visitar o Museum Africa, o mais antigo da cidade e conta a história africana.


Percorrer o Market Theatre Complex que abriga três teatros, duas galarias de arte, lojas, cafés e restaurantes.


Ir ao Oriental Plaza, que abriga lojas e barracas que vendem de tudo.


Ir ao SAB World of Beer, o museu dedicado a cerveja que conta 6.000 anos da história mundial da cerveja, desde a antiga Mesopotâmia até o típico shebeen encontrado no Soweto, o bar que era considerado ilegal há alguns anos.

Conhecer o KwaZulu Muti, a farmácia herborista que vende remédios a base de ervas africanas, e possui no seu estoque morcegos, sapos e insetos secos, além de peles, chifres, ossos de animais.  


Ver a fachada do discreto edifício Johannesburg Central Police Station, prédio onde era o centro do departamento de segurança no apartheid.

Visitar a Standard Bank Art Gallery que abriga o melhor da arte contemporânea sul-africana.


Ir a Gandhi Square, a praça que abriga uma estátua de tamanho natural de Gandhi.


Ir ao Carlton Centre, o edifício mais alto do continente africano com 223 metros de altura, para apreciar a vista desde o deque panorâmico Top of Africa que brinda lindas vistas da cidade.


Ir ao Johannesburg Art Gallery and Sculpture Park.


Fazer a visita na Constitution Hill, a nova sede da Corte Constitucional do país, localizada nas antigas instalações do Old Fort Prison, a prisão que abrigou ativistas políticos como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi. A visita guiada deve ser agendada. www.constitutionhill.org.za


Conhecer Hillbrow, um dos subúrbios mais antigos de Joanesburgo. (Por ser uma área perigosa é indicado passeio organizado por agência).


Conhecer o South African National Museum of Military History para ver a coleção de objetos utilizados nas guerras pela África do Sul, ao longo dos anos.


Ir ao Apartheid Museum, o museu que conta os tempos sombrios e violentos da África do Sul.


Ir ao Gold Reef City, o parque temático localizado a 8 km do centro da cidade que além de possuir 26 atrações como montanha-russa, oferece passeios pelo interior de uma antiga mina de extração, o passeio dura cerca de duas horas e termina com uma demonstração do derretimento e separação de ouro de verdade.


Fazer um tour por Soweto, um dos mais famosos bairros negros do mundo e conhecer a Rua Vilakazi, a única rua no mundo que teve dois residentes vencedores do Prêmio Nobel da Paz, o ex-presidente Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu. (Por ser uma área perigosa é indicado passeio organizado por agência).


Conhecer a Magaliesberg, a cordilheira de colinas perfeita para caminhadas.


Visitar o Wildt Cheetah & Wildlife Research Centre, o programa de reprodução de guepardos, conhecido também como onça-africana, que tirou esse animal da lista das espécies em extinção. O local também abriga outros animais selvagens como hienas, antílopes e aves raras. O tour guiado tem duas horas de duração.


Conhecer a University of the Witwatersrand.


Visitar Aloe Ridge Game Reserve para ver rinocerontes-brancos, hipopótamos, búfalos, antílopes e diversas espécies de aves.


Ir ao Lion Park para ter contato com leões, tirar foto e quem sabe até abraçar um filhotinho.


Conhecer o Witwatersrand National Botanical Gardens, o jardim botânico que abriga grande diversidade de flora nativa e ave, além da belíssima cachoeira Witpoortje Falls.


Visitar a cidade de Pretória/Tshwane que fica cerca de 50 quilômetros ao norte de Joanesburgo.


Visitar alguns dos museus de Pretória, que estão no Museum Park, entre eles o Natural Cultural History Museum of Science and Technology e o Transvaal e o GeoScience Museum.


Visitar a casa do presidente sul-africano Paul Kruger, que é hoje um museu, e exibe todo seu mobiliário e objetos pessoais.


Conhecer o Union Buildings que abriga os prédios governamentais e que possui vistas magníficas da cidade.


Conhecer os Jardins do Union Buildings que abriga o Memorial Delville Wood, uma homenagem aos soldados sul-africanos que morreram em combate durante a Primeira Guerra Mundial.


Ver o Voortrekker Monument Heritage Site, o enorme monumento de granito localizado no topo de uma colina de Pretória, que homenageia os pioneiros que lutaram pela independência do controle britânico.


Conhecer o Mandela House, o pequeno Museu/Casa dedicado ao o primeiro presidente negro da África do Sul e um dos líderes negros mais importantes do mundo.


Ir ao Estádio Soccer City.

Visitar Sterkfontein Caves, o complexo que conta com mais de mil fósseis que foram encontrados na região e onde nossos ancestrais caminharam há três milhões de anos. Fica a uma hora de carro de Joanesburgo e Pretória. Chamado de The Cradle of Human Kind (o Berço da Espécie Humana), é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, suas cavernas contêm cerca da metade das descobertas mundiais de fósseis de hominídeo.


Ir ao Kruger National Park, o maior safári do mundo. O famoso Kruger Park oferece uma experiência de vida selvagem que se classifica como a melhor da África.

Explorar o Blyde River Canyon, o maior cânion verde do mundo que possui formações rochosas incomuns e vistas espetaculares, uma das grandes maravilhas naturais da África do Sul. 

Ir ao Hillbrow Tower, o cartão postal da cidade e um dos edifícios mais altos da África do Sul.

Ir ao Ellis Park Stadium.


Percorrer a Nelson Mandela Bridge, a imponente ponte suspensa por cabos que conta com uma passarela para pedestres e uma vista única do centro financeiro da cidade.


Ir ao African Craft Market, o mercado no interior do Rosebank Mall que vende objetos inspirados na cultura africana.


Visitar a  Rhino and Lion Nature Reserve, a reserva com cerca de 600 animais que oferece safári em veículo 4x4 ou em carro próprio. 


Conhecer o Krugersdorp Game Reserve, em Gauteng, a 40 minutos de Joanesburgo que abriga girafas, búfalos, hipopótamos, 200 espécies de aves e oferece uma aventura semelhante a um safári.


Ir ao Elephant Sanctuary, em Hartbeespoort Dam, localizado a poucos quilômetros de Joanesburgo e Pretória, que serve de refúgio para elefantes jovens antes de irem ao seu habitat natural. É possível tocar e alimentar os animais.

Visitar o Origins Centre, o museu conta a história do continente e as origens da humanidade, através de trabalhos realizados por artistas sul-africanos.

Conhecer o Hector Pieterson Memorial Museum, o museu que conta a história dos perseguidos e assassinados durante os anos do apartheid.


Conhecer a Nelson Mandela Square, a praça chique dedicada ao mais famoso líder político do país.


Ir a Mary Fitzgerald Square, a praça localizada no coração de Newtown, no centro da cidade que possui rostos esculpidos que prestam homenagem às diferentes raças encontradas no continente africano.


Descansar no Zoo Lake, o parque que oferece áreas para piquenique e passeios de barco.


Visitar o Johannesburg Zoo, o zoológico que dois mil exemplares da vida selvagem africana.

Explorar as cavernas de Wild Cave, em Cradle Humankind que fica a 40 minutos de Joanesburgo.

 
Conhecer o Pilanesberg National Park, localizado a duas horas de Joanesburgo, na cratera de um vulcão extinto. 


Passar o dia no Sun City, o complexo de resort e parque temático, que possui cassino, safári e parque aquático. (Muitas empresas em Joanesburgo e Pretória oferecem tours de um dia ao resort). 
.................................................................................................................................................................
Sobre a Autora
Camila Pinheiro é paulistana, mas cidadã do mundo. Apaixonada por viagens, fotografia e Patrimônios da Humanidade! Já visitou mais de 50 países, mas ainda não chegou nem na metade da sua lista de desejos. Jornalista diplomada e viajante compulsiva, ama escrever e viajar, por isso, resolveu unir suas duas grandes paixões. Atualmente trabalha como editora de conteúdo online e vive fazendo planos para a próxima viagem. Contato: cami@tudoparaviajar.com

Leia também:
Savana Africana
Tipos de Safáris

Poderá também gostar de:
Passeios em Seychelles
Selecionamos 20 maneiras diferentes de explorar este paraíso.
Ilhas Maurício
Destino ideal para lua de mel, Ilha Maurício, na costa africana, é um paraíso africano com jeito de Caribe.
O que fazer em Marrakech
Vai visitar Marrakech ou tem vontade de conhecer? Saiba quais são as principais atrações da cidade.
Parques Nacionais da Tanzânia
Conheça os principais Parques Nacionais da Tanzânia.

Busca

Tradutor

Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Spanish