O que ver e fazer em Florianópolis
Praia Jurerê
A Praia Jurerê em Florianópolis é dividida por uma linha imaginária. Do lado direito, hotéis, casas de veraneio e pousadas frequentada por famílias. O lado esquerdo é denominado Jurerê Internacional, pois têm ares de Miami Beach num bairro planejado, com mansões milionárias, lounges, muito glamour e badalação em bares à beira-mar, com deck com vista para o oceano.
Com pouco mais de três quilômetros de extensão de areia fina e clara, mar de águas verde e temperatura amena, a Praia de Jurerê é perfeita para esportes náuticos.
Ilha do Campeche
A Ilha do Campeche é um dos principais pontos turísticos de Florianópolis, o mar de águas transparentes varia entre verde e turquesa, o local é ideal para pratica de snorkel. Para chegar lá é preciso pegar um barco no píer da Praia da Armação, Pântano do Sul ou Barra da Lagoa, o trajeto dura 30 minutos.
Formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, a ilha é a única do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, pois abriga dezenas de inscrições rupestres protegidas em sítios arqueológicos acessíveis por trilhas com acompanhamento de guias.
Ilha de Anhatomirim
A Ilha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina. No local foi construído no século XVIII uma das mais imponentes fortalezas do sul do Brasil: a de Santa Cruz de Anhatomirim, que é hoje uma das mais significativas atrações turísticas de Florianópolis, aberto para a visitação do público que chama a atenção bela vista.
Outra grande atração são os muitos golfinhos que nadam em suas águas. O acesso à ilha é possível através do serviço de escunas, que partem principalmente do trapiche de Canasvieiras, do trapiche da Beiramar e sob a Ponte Hercílio Luz. Pode-se fazer a travessia também de baleeiras pelas praias de Jurerê, Canasveiras, Daniela e Praia do Forte, localizadas ao norte de Florianópolis e, também, pela Praia do Antenor (no continente).
Praia Joaquina
Joaquina é uma das praias mais famosas de Florianópolis, com enormes dunas, além de uma formação de pedras serve de mirante. A praia é famosa pela qualidade e força de suas ondas, que já foi palco de etapas de vários campeonatos, inclusive internacional. Além da praia, é possível curtir as dunas mais famosas do sul do país, e ainda praticar o sandboard ou surfe na areia.
Costa da Lagoa
A Lagoa da Conceição é um dos lugares mais belos de Florianópolis, composta por morros de densa vegetação e lindas cachoeiras a Costa da Lagoa é um local de beleza sem igual. Diversas espécies de pássaros e pequenos animais podem ser avistados na região. Considerado um dos últimos redutos da cultura açoriana, com um núcleo de pescadores e rendeiras.
A principal atração é o centrinho da Costa da Lagoa com diversos restaurantes à beira da Lagoa, além da cachoeira, que fica perto da vila. Há três maneiras de chegar: de barco que parte do centrinho da Lagoa (40 minutos); do Terminal Lacustre Luiz Osvaldo D’Acampora, no km 4 da Rodovia SC-406, (cinco minutos); e pela trilha de duas horas que começa no bairro Canto dos Araçás.
Lagoinha do Leste
Considerada uma das mais belas do Brasil, mas seu acesso não é tão simples, para chegar a Lagoinha do Leste é preciso encarar as fortes caminhadas ou translado de barco, mas as lindas praias e as vistas deslumbrantes vale o esforço. O local é m dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservados em Florianópolis.
O acesso é feita pela Praia do Matadeiro que margeia a costa e segue pelo alto do morro e brinda paisagens incríveis do mar ou pelo Pântano do Sul em meio à mata fechada, numa caminhada de uma hora que passa por trechos bem íngremes. É recomendada a companhia de um guia para ambas as trilhas. No verão o acesso pode ser feito de barco a partir das duas praias.
Lagoa da Conceição
A Lagoa da Conceição é famosa por ser o point noturno de Florianópolis, além de abrigar lindas praias, dunas, montanhas e alguns cartões-postais como o Canto dos Araçás, a vila de pescadores e o Mirante Manoel de Menezes do Morro da Lagoa, de onde é possível em dias de sol ver o mar da Joaquina e da Praia Mole.
Centro Histórico
O Centro Histórico de Florianópolis abriga importantes pontos turísticos e culturais da cidade, como a Catedral Metropolitana de 1773, a figueira da Praça XV de Novembro que virou símbolo da cidade, o Museu Victor Meirelles e o Palácio Cruz e Souza. Além do Mercado Público, a Casa da Alfândega e o Museu Histórico.
Santo Antônio de Lisboa
O bairro é um dos primeiros núcleos açorianos de Florianópolis, algumas das construções mantêm estilo da arquitetura colonial na Igreja N. S. das Necessidades e na Casa Açoriana.
Além disso, o bairro é um famoso centro gastronômico, onde é possível degustar a culinária local e também pelo pôr do sol, com vista para a Ponte Hercílio Luz, é dos mais bonitos em Floripa.
Ribeirão da Ilha
O Ribeirão da Ilha foi uma das primeiras comunidades do Estado de Santa Catarina e a primeira de Florianópolis a ser habitada, no século XVI. Localizado a 36 quilômetros do centro de Florianópolis, a ilha é composta por várias praias pequenas, de águas calmas e areia grossa.
É considerado um dos poucos lugares do litoral Sul do Brasil que conserva os traços da colonização portuguesa. Abriga famosos restaurantes especializados em ostras e a maioria das casas possuem paredes rosa com janelas amarelas ou brancas
Lagoa do Peri
A Lagoa do Peri possui 23 quilômetros quadrados de mata e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras. Transformada em Parque em 1981, a Lagoa é dividida em três áreas: lazer, reserva biológica e paisagem cultural. A praia da lagoa, para lazer; a reserva biológica, onde a vegetação está mais preservada é mais utilizada para pesquisas; e paisagem cultural, onde é possível conhecer um engenho de farinha e um de cana-de açúcar.
Morro da Cruz
O Morro da Cruz é um ótimo ponto de referência para visitar a Ilha. Embora não seja o ponto mais alto com apenas 450 metros, é o de mais fácil acesso e o que proporciona o visual mais completo devido à sua localização. O acesso é pela Rua do Antão (via Beira-Mar Norte), cujas curvas sinuosas permitem uma vista panorâmica da cidade. De onde é possível ter uma visão geral das duas Baías, das pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos.
Museu o Mundo Ovo De Eli Heil
O Mundo Ovo de Eli Heil é um museu onde o próprio artista apresenta suas obras num grande jardim, cheio de peças coloridas, além de um espaço de exposição com quadros, esculturas e tapeçarias e um ateliê. É considerado um dos melhores da cidade.
Forte São José da Ponta Grossa
O Forte São José da Ponta Grossa preserva grandes muralhas de pedra e canhões do início do século 19, e tem belíssima vista para as praias da região. A antiga capela e a Casa do Comandante abriga uma exposição que mostra como era a vida no quartel.
Praia da Solidão
A Praia da Solidão possui uma faixa de areia com quase 1 km de extensão. É reduto de surfistas por conta das boas ondas e por ser mais isolada do restante da ilha. Além disso, abriga uma piscina natural formada por uma cascata.
Mercado público
O prédio histórico Mercado público Municipal é dividido em duas alas: uma concentra inúmeras barracas que vendem vestuário e acessórios e a outra que reúne pequenas lanchonetes. Saborear um dos quitutes mais tradicionais da ilha, o bolinho de bacalhau preparado pelo Box 32 é quase que obrigatório.
Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz é o cartão-postal de Florianópolis, inaugurada em 1926 é uma das maiores pontes pênseis do mundo. O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da Cidade.
Praia dos Ingleses
A praia dos Ingleses está situada no bairro de Ingleses, norte da ilha de Santa Catarina, a praia é com certeza o principal ponto turístico do lugar. Com quase cinco quilômetros de extensão, a faixa estreita de areia é banhada pelo mar de águas azuis. As dunas que separam Ingleses de Santinho são outro atrativo natural imperdível. Ali é praticado o sandboard, esporte criado em Florianópolis que consiste em descer as dunas em uma prancha.
Museu Histórico de Santa Catarina
O Museu Histórico de Santa Catarina está situado na antiga sede do governo estadual, no Palácio Cruz e Souza, do século 18. O museu preserva as salas de reuniões parlamentares, o salão de festas e mobília de época.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar de Florianópolis é a única sede do projeto na Região Sul do programa e promove atividades de educação e observação dos animais. O projeto abriga tanques de quatro espécies de tartarugas marinhas: verde, de pente, oliva e cabeçuda com a missão de pesquisar e conservar espécies de tartarugas marinhas.
Dunas de Florianópolis
As dunas são uma das maiores atrações turísticas de Florianópolis. Uma das mais é a Joaquina que separa a praia da Joaquina da Lagoa da Conceição. Onde, aliás, nasceu o Sandboard, também conhecido como "surf de areia".
Outro local com dunas interessantes está entre as praias dos Ingleses e Santinho. Além destas é possível desfrutar das dunas nas praias do Campeche, Armação e Pântano do Sul.
Passeio de escuna pelas ilhas e fortalezas
Dois roteiros conduzem a imponentes e preservados fortes da região a bordo de escunas. O mais curto com cinco horas de duração sai de Canasvieiras, no norte da ilha, e para apenas na fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Já o passeio que parte da Ponte Hercílio Luz é o mais completo, com seis horas de duração e faz paradas no Forte de Santa Cruz de Anhatomirim e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, passando ainda pela baía dos Golfinhos.