Atrações nos arredores de Belo Horizonte
Quem visita Belo Horizonte pode aproveitar para conhecer outras atrações de Minas Gerais.
• Ouro Preto
Localizada a 95 km de Belo Horizonte
Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil e foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.
A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico barroco brasileiro, joias como a Igreja de São Francisco de Assis que reúne obras de Aleijadinho e de Mestre Athayde, além da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro.
Ouro Preto foi fundada no final do sec. XVII, com a chegada dos bandeirantes em busca de ouro. A antiga Vila Rica foi construída por escravos e artistas, é uma das mais importantes cidades de Minas, faz parte do circuito da Estrada Real, além disso, é um dos maiores complexos turísticos do Brasil.
Foi palco da Inconfidência Mineira, um dos maiores movimentos pela Independência do Brasil no sec. XVIII. Suas ruas estreitas e ladeiras tortuosas exibem magníficos exemplares da arquitetura e história e imponentes casarões da época do ciclo do ouro.
Além das belezas históricas e religiosas, Ouro Preto apresenta opções para quem gosta do contato com a natureza, como a Gruta da Lapa, a Cachoeira das Andorinhas e o Parque do Itacolomi. São inúmeros os motivos para se conhecer Ouro Preto.
Destaques
Teatro Municipal
Casa dos Contos
Mina do Chico Rei
Chafariz do Passo de Antônio Dias
Escola de Minas
Igreja de São Francisco de Assis
Praça Tiradentes
Museu da Inconfidência
Igreja de São Francisco de Paula
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Pôr-do-sol no adro da Igreja do Carmo
Gruta da Lapa
Cachoeira das Andorinhas
• Mariana
Localizada a 115 km de Belo Horizonte
Mariana é um dos municípios mais importantes do Circuito do Ouro, parte integrante da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia.
Fundada em 1711, Mariana foi à primeira vila, primeira capital e primeira cidade histórica de Minas Gerais. Assim como em Ouro Preto, as maiores atrações são as construções históricas.
A cidade possui uma exuberante natureza, abriga nascentes, grutas e minas que proporcionam a oportunidade de explorar a região praticando trekking e moutain bike, além de esportes radicais.
Destaques
Praça Minas Gerais
Ateliê da Cia. Navegantes de Teatro de Bonecos
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra que abriga obras de Aleijadinho
Catedral Basílica da Sé
Escalada ao Pico do Itacolomi
Excursão à Mina da Passagem
Viagem de Maria Fumaça.
Rua Direita, considerada a mais bela de Minas Gerais.
Praça da Sé
Pelourinho
Igreja de São Pedro dos Clérigos
Igreja de São Francisco de Assis
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Casa da Câmara e Cadeia
Capela Nossa Senhora da Boa Morte
Mina da Passagem
• Congonhas
Localizada a 89 km de Belo Horizonte
Congonhas é conhecida como "Monumento Cultural da Humanidade", devido ao grande conjunto histórico-arquitetônico barroco que a cidade abriga.
Chamada também de "cidade dos profetas", por conta da série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da Igreja do Senhor Bom Jesus, a obra do mestre Aleijadinho. As esculturas atraem turistas do mundo inteiro, seu conjunto arquitetônico foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade por sua riqueza e grandiosidade.
A cidade é situada num vale e rodeada por imponentes montanhas, o nome Congonhas vem do tipo de vegetação encontrada nos campos, uma planta que os índios chamavam Congõi, que em tupi significa "o que sustenta, que alimenta."
Congonhas se tornou um importante centro de mineração e dela saíram grandes fortunas da época. As pepitas de ouro chegavam a ter o tamanho de batatas, na famosa lavra chamada Batateiro. Os tempos do ouro se foram, mas Congonhas é o testemunho vivo de que aqueles dias de glória realmente existiram.
Destaques
Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – O conjunto arquitetônico é Patrimônio Cultural da Humanidade
Obra-prima de Aleijadinho, formada pelas 12 estátuas dos profetas e as 64 figuras dos Passos da Paixão
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, que foi construída por escravos Museu da Imagem e Memória
Parque da Cachoeira
• São João Del Rey
Localizada a 185 km de Belo Horizonte
São João Del Rei é a maior cidade histórica de Minas Gerais, mas possui apenas o centro histórico preservado que apresenta um conjunto de diversas fases da arquitetura brasileira.
É possível apreciar a evolução urbana de uma vila colonial mineira, cujo núcleo histórico permanece preservado em harmonia com as construções ecléticas do século XIX e as mudanças ocorridas no século XX. Sem dúvida, São João Del Rei é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, dona de um valioso patrimônio cultural artístico do período colonial brasileiro.
Destaques
Centro histórico
Igreja de São Francisco de Assis
Artesanato de estanho
Rotunda da estação de trem
Igreja Nossa Senhora do Pilar
Casarões coloniais
Passeio de Maria Fumaça até a vizinha Tiradentes
• Tiradentes
Localizada a 210 km de Belo Horizonte
A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, resguardando-se não só seu conjunto arquitetônico como também áreas de seu entorno Tiradentes é uma das mais visitadas cidades históricas de Minas Gerais e também a mais conservada, a cidade inteira praticamente abriga construções históricas.
Encontra-se em Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional.
Além disso, possui a imponente Serra de São José, com remanescente da Mata Atlântica.
Destaques
Serra de São José
Passeio de Maria Fumaça (trem que liga Tiradentes a São João Del Rey)
Pousadas coloniais
Cachoeiras
• Gruta do Maquiné
Localizada a 120 km de Belo Horizonte
A Gruta de Maquiné é a maior de Minas Gerais, fica próxima à cidade de Cordisburgo, nela foram encontradas pedras, ossadas humanas, pinturas rupestres e restos de animais pré-históricos, tornando a gruta o berço da Paleontologia Brasileira.
Descoberta e explorada em 1834, possui 440 metros de extensão abertos ao público, onde é possível explorar os sete salões e galerias, formados pelo trabalho de erosão da água.
Destaques
Estalactites formam figuras inusitadas que lembram um urso e um elefante
Cristais
Dica:
Recomenda-se ir pela manhã ou no final da tarde, porque a gruta fica muito quente durante o dia.
• Sabará
Localizada a 19 km de Belo Horizonte
A cidade histórica de Sabará guarda preciosidades arquitetônicas, além de igrejas, preserva dezenas de construções barrocas e também costumes e tradições.
Incluída no Circuito do Ouro a cidade de Sabará está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Possui um patrimônio histórico de grande importância na formação cultural de Minas Gerais.
Sabará mantém boa parte de suas construções históricas preservadas. A cidade abrigou a sede de uma casa da Intendência, que recolhia, pesava, fundia o ouro extraído da região. De todo metal controlado era retirado o "quinto", a parte da Coroa. A casa da Intendência funcionou entre 1753 e 1833.
Sabará é um destino obrigatório no circuito turístico do ouro em Minas.
Destaques
Solar do Padre Correia, de 1773 (atual prefeitura)
Igreja Nossa Senhora do Ó de 1717, jóia da arte colonial mineira, em estilo oriental, considerada o cartão postal de Sabará
Igreja Matriz da Conceição de 1710
Igreja do Carmo de 1763
Igreja de Nossa Senhora do Rosário de 1713
Igreja São Francisco de 1781
Igreja Nossa Senhora das Mercês dos Homens de Cor de 1781
Antiga Casa da Ópera de Sabará
Museu do Ouro, instalado na antiga Casa de Intendência e Fundição
Igreja Nossa Senhora do Carmo que possui decoração rococó
Chafariz do Caquende
Teatro Municipal
Parque do Lessa
Excursão à Serra da Piedade
• Brumadinho
Localizada a 53 km de Belo Horizonte
Brumadinho guarda uma das maiores preciosidades cultural e natural do país: o Instituto Inhotim, uma belíssima combinação de museu de arte contemporânea com jardim botânico. O Museu de Arte Contemporânea Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. A cidade tem clima de cidade do interior, com fazendas centenárias e pousadas charmosas .
Por toda essa riqueza natural e histórica Brumadinho integra também o roteiro da Estrada Real.
Destaques
Instituto Inhotim
Parque Estadual da Serra do Rola MCachoeiras e áreas para a prática de atividades como arvorismo, cavalgadas e caminhadas em Casa Branca
Piedade do Paraopeba, um dos povoados mais antigos de Minas
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, datada de 1729
Igreja de São José do Paraopeba, de 1751
Prática de esportes de aventura como balonismo, voo livre e arvorismo
Quilombo do Sapé, onde vive uma comunidade de negros que se instalaram no local após a libertação, mantendo até hoje as tradições da época
Topo do Mundo (plataforma de salto de parapente), o local possui a mais bela vista das montanhas mineiras e um restaurante
Antigo forte
Cachoeira de Toca de Cima
• Ouro Branco
Localizada a 116 km de Belo Horizonte
A serra de Ouro Branco é um verdadeiro monumento natural à contemplação. A cidade nasceu no caminho do ouro e foi uma de suas fronteiras. Suas belas paisagens proporcionam uma entrada gloriosa no Circuito do Ouro, do qual a cidade faz parte.
Na serra de Ouro Branco nasce a cadeia de montanhas denominada Espinhaço, num cenário repleto de mirantes e cachoeiras.
Destaques
Igreja de Santo Antônio do Itatiaia, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional
Serra
Cachoeiras
Parque Nacional do Caraça (Santa Bárbara)
Localizada a 112 km de Belo Horizonte
Fica nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, a 110 km de Belo Horizonte.
Caraça está localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, aonde funcionou um colégio no qual estudaram grandes personalidades da história brasileira. O Parque Nacional do Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural que abrange uma área de 11.233 hectares. O nome Caraça deve-se ao nome de uma montanha cujo contorno lembra a imagem de um rosto de um gigante deitado.
Destaques
Pico do Inficionado, com 2.046 metros de altitude, localiza-se a 5 horas de caminhada que abriga a Gruta do Cantenário, a mais profunda do mundo em formação quartzito
Cascatinha, com quedas de 40 metros
Trilha Bocaina
Cascatona, com mais de 80 metros de queda d'água
lobo-guará é atração constante
Campo de Fora que abriga muitas cachoeiras
Construções históricas
Colégio e o Mosteiro do Caraça, concluído em 1775
• Gruta da Lapinha em Lagoa Santa
Localizada a 53 km de Belo Horizonte
A Gruta da Lapinha é uma obra de arte esculpida pela natureza. Localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, a gruta possui 15 galerias e uma área de 511 metros de extensão abertos à visitação com profundidade de 40 metros.
Destaques
Depósitos minerais que possuem variadas formas (couve-flor, cascata, cortinas e pirâmides)
Museu do castelinho
Espaço Cultural e Ambiental Dr. Lund
Réplica em tamanho natural da famosa Preguiça Gigante
Diversos tipos de formações calcárias
Estalactites, estalagmites e colunas
• Serra do Cipó - Parque Nacional da Serra do Cipó
Localizada a 100 km de Belo Horizonte
O Parque Nacional da Serra do Cipó é um dos conjuntos naturais mais belos do mundo. Possui ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados.
Foi considerada pelo paisagista Burle Marx o “Jardim Botânico do Brasil, o parque é repleto de cachoeiras e trilhas.
Destaques
Diversas cachoeiras, cânions e corredeiras
Cachoeira grande
Cachoeira Véu de Noiva
Sítios arqueológicos
Vestígios de comunidades nas paredes de diversas grutas e cavernas
Prática de atividades como canyoning, rapel, tirolesa, cicloturismo e trekking
Serra da Moeda
Localizada a 25 km de Belo Horizonte
Serra da Moeda possui um dos ângulos mais fantásticos das montanhas mineiras. Pelo seu valor histórico e natural, a cidade foi tombada como patrimônio histórico natural de Minas Gerais. Localizada na Cordilheira do Espinhaço, com mais de 1700 metros de altitude.
Destaques
Prática de esportes de aventura
Voo livre, a geografia do local oferece uma rampa natural que é utilizada principalmente para a decolagem de asas-deltas e parapentes
Trilhas ecológicas
Cavalgadas
Passeio de balão
Restaurante Topo do Mundo, que serve uma saborosa refeição, diante de uma vista espetacular, no qual é possível almoçar literalmente nas alturas
Lavras Novas
Localizada a 117 km de Belo Horizonte
Lavras Novas é um distrito de Ouro Preto que foi fundada em 1716, possui esplêndidas paisagens e montanhas. A cidade é destino certo para quem procura cultura local, tranquilidade, natureza e aventura.
Destaques
Prática de esportes como o rapel e o trekking
Passeio a cavalo
Cachoeira do Pocinho
Cachoeira do Falcão
Cachoeira Três Pingos
Cachoeira dos Namorados
Represa do Custódio
Vilarejo Chapada
Esplêndidas paisagens de montanha
Cachoeira do Rapel, com mais de 200 metros de queda
Cachoeira Nossa Senhora dos Prazeres
Casinhas coloridas em estilo colonial que ainda preservam detalhes do século XVII
Ruas de pedra
Nova Lima
Localizada a 22 km de Belo Horizonte
Nova Lima é a vizinha mais próxima de Belo Horizonte, que teve colonização inglesa, que deixou suas marcas na cidade até hoje. É a segunda cidade com mais ouro no mundo, conhecida pela beleza das montanhas e dos parques ecológicos, repletas de lagoas e cachoeiras e das matas remanescentes da Floresta Atlântica.
Destaques
Cachoeira de Macacos, formada por um salto único de aproximadamente dois metros de altura
Casa Fiat de Cultura
Bicame que foi construído para abastecer a área industrial da Mineração Morro Velho na lavagem do minério no engenho, o aqueduto possui 194m de extensão
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Igreja do Rosário
Capela de São Sebastião de Águas Claras
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos
Bairro das Quintas que possui construções de origem inglesa
Centro de Memória, localizado na antiga casa de Padre Freitas
Torre Altavila, o centro de entretenimento que abriga o Hard Rock Café e permite a vista panorâmica de 360º de várias cidades da região metropolitana de Belo Horizonte
Rotas turísticas: Rota Sede, Rota Honório Bicalho, Rota Vila da Serra, Rota 040 e Rota Macacos
Serro
Localizada a 326 km de Belo Horizonte
A cidade de Serro faz parte da Estrada Real e do Caminho dos Diamantes também conhecida como a "terra do queijo" é rodeada por serras, morros, rios e cachoeiras, o Serro se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo histórico e ecológico. O conjunto de igrejas e o preservado casario colonial são o charme da cidade.
Destaques
Circuito turístico dos Diamantes
Museu Regional Casa dos Ottoni
Distrito de Milho Verde, (a 25 km do Centro)
Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras (a 30 km do Centro)
Pico do Itambé que possui 2 002 metros
APA das Águas Vertentes
Inúmeras e belas cachoeiras são mais de 100 quedas, sendo as mais procuradas: Malheiros, Moinho de Esteira, Carijó, Cascatinha
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Santa Rita
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Igreja do Bom Jesus do Matozinho
Trekking até o Pico do Itambé
Passeio de Quadriciclo
Parque Ecológico do Monjolinho
Milho Verde
Localizada a 344 km de Belo Horizonte
O vilarejo de Milho Verde fica entre as cidades históricas de Diamantina e Serro, no meio da Estrada Real. A pequena vila, está localizada em cima das montanhas a quase 1000 metros de altitude, de onde se tem uma vista incrível da região. Surgiu no século 18 como destino de garimpeiros, que chegavam atrás do ouro e dos diamantes.
Destaques
Serra do Espinhaço
Cachoeira do Piolho, a maior do distrito com 40 metros
Cachoeira do Moinho com 20 metros
Cachoeira do Carijó
Cachoeira do Lajeado, que possui piscinas naturais
Diamantina
Localizada a 292 km de Belo Horizonte
Diamantina é hoje cartão postal de Minas Gerais e uma das mais importantes cidades históricas brasileira. Conhecida por ser uma zona onde foi realizada exploração de diamantes, é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO desde 2002.
Possui maravilhosas paisagens naturais, com rochas que brotam da terra, seu centro histórico abriga casarões coloniais e igrejas no estilo barroco. Integra o circuito Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
Destaques
Vila de Biribiri
Centro Histórico
Vesperata
Joalheria Pádua
Museu do Diamante
Possui diversas
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Capela Imperial Do Amparo
Casa da Glória
Mercado municipal
Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro)
Localizada a 180 km de Belo Horizonte
A cachoeira do Tabuleiro fica no município de Conceição do Mato Dentro, situada no coração do Parque Estadual Serra do Intendente. É a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil com 273 metros de queda livre, em meio a um paredão de pedras de beleza monumental.
Destaques
Lagos
Grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade
Carrancas
Localizada a 266 km de Belo Horizonte
A cidade abriga dezenas de cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e montanhas. Considerada por muitos um paraíso ecológico, é conhecida como a "cidade das serras e cachoeiras”.
Possui mais de 110 atrações naturais, entre serras, grutas, poços e cachoeiras.
Destaques
Complexo da Zilda
Cachoeira do Luciano
Cachoeira das Bicas
Cachoeira da Fumaça
Cachoeira Poço da Ponte
Cachoeira do Coração
Cachoeira da Prôa
Gruta da Toca
Árvore Jequitibá Gigante
Caverna e da Toca
Caverna da Cortina
Capela do Saco
Fazenda do Mato Dentro
Contagem
Localizada a 21 km de Belo Horizonte
Contagem é um dos pólos industriais do Estado de Minas Gerais, mas também possui um importante patrimônio colonial. É a terceira maior cidade do estado, atrás apenas de Belo Horizonte e Uberlândia.
Destaques
Feira de Arte e Artesanato do bairro Eldorado e do Bairro Amazonas
Casa de Cacos
Parque Municipal Gentil Diniz
Barragem Várzea das Flores
Comunidade Negra dos Arturos
Mercado Municipal
Destaques
Casa de Cacos, construída com peças e objetos da história da cidade
Comunidade dos antigos escravos
Igreja de São Gonçalo
Capela da Imaculada Conceição
Centro Cultural de Mattos Filhos
Feiras de artesanato no bairro de Eldorado e Amazonas
Parque Municipal Gentil Diniz
Represa Vargem das Flores
Caeté
Localizada a 59 km de Belo Horizonte
Caeté faz parte do Circuito do Ouro e da Estrada Real. Tem tradição religiosa, fica aos pés da Serra da Piedade. No alto, há um santuário católico que recebe romeiros.
A cidade é considerada um dos principais destinos do Brasil para a prática de esportes radicais, tendo grande tradição no arvorismo.
Destaques
Turismo de Aventura
Cachoeira de Santo Antônio, com uma queda de aproximadamente 10 metros.
Serra da Piedade
Ruinas da igreja de São Gonçalo
Morro Serrote
Ponte do Funil
Serra do Gandarela
Solar do Tinoco (Casa João Pinheiro)
Igreja Matriz
Igreja do Rosário
Museu da Cachaça, que guarda uma das maiores coleções da bebida no Brasil
Sete Lagoas
Localizada a 70 km de Belo Horizonte
Como o nome já diz, sete são as principais lagoas desse município que se localiza a apenas 70 km da capital. Sete Lagoas é um grande polo industrial, que abriga igrejas, museus, fortes, construções históricas, centros culturais, parques nacionais e turismo de aventura.
Destaques
Gruta Rei do Mato
Lagoa Paulino
Casarão - Centro Cultural Nhô Quim Drumond
Cat JK - Centro de Apoio ao Turista Presidente Juscelino Kubitschek, onde funciona uma feira permanente de amostra dos produtos artesanais e industriais do município
Serra de Santa Helena
Panorâmica de sete lagoas vista da serra de Santa Helena
Igreja de Santa Helena
Parque da Cascata
Parque Náutico da Boa Vista
Museu ferroviário
Museu Histórico Municipal, antiga sede da Fazenda das Sete Lagoas
Prática de voo livre
Lagoa Catarina – Ilha das Flores, tem seu formato oval e tem aproximadamente 550 metros de perímetro, possui uma pequena ilha artificial, próxima a margem e ligada a ela por ponte
Lagoa da Boa Vista (Parque Náutico Boa Vista)
Lagoa Paulino Ilha do Milito, a lagoa é o cartão postal da cidade, além de ser a principal lagoa
Lagoa Zé Felix, tem aproximadamente 2.700 km de extensão sendo a maior lagoa das 7 existentes no município.
Circuito das Grutas: Sete Lagoas, Cordisburgo, Lagoa Santa
O Brasil possui 3 mil grutas, e mais de 2 mil ficam em Minas Gerais, sendo que 500 fazem parte desse circuito.
Gruta de Maquiné (em Cordisburgo), localizada a 113 km de Belo Horizonte, na região arqueológica de Lagoa Santa, a gruta possui uma área de 511 metros de extensão abertos à visitação com profundidade de 40 metros.
Gruta da Lapinha (em Lagoa Santa), que surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar, em seus salões existem os chamados espeleotemas, que possuem variadas formas.
Gruta Rei do Mato (em Sete Lagoas), a gruta está a 70 quilômetros de Belo Horizonte e apenas 6 quilômetros do centro de Sete Lagoas, é possível percorrer 220 metros de extensão com desnível de 30 metros.