O Pantanal é a maior planície inundável do planeta, um verdadeiro patrimônio ecológico, habitado por diversas espécies de mamíferos, répteis, peixes e aves, tornando-se um dos mais belos espetáculos da Terra.
Considerado a maior reserva ecológica do Mundo, o Pantanal possui milhares de espécies da fauna e uma flora exuberante, distribuída em seus mais de 220 mil quilômetros quadrados, espalhados por três países da América do Sul: Paraguai, Bolívia e Brasil. A maior parte desta planície (aproximadamente 140.000km2) encontra-se em território brasileiro, entre os estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), e abrange 12 municípios.

A estação da seca entre abril a setembro é a melhor época para a observação de animais, pois com a falta da chuva a água que antes inundava a planície fica cada vez mais escassa, e os animais se amontoam em pequenas poças e lagos para se refrescar e matar a sede. Durante este período, nestas lagoas é possível ver uma grande concentração de jacarés, capivaras, ariranhas, antas, lobos-guará, tamanduás-bandeira e até mesmo onças-pintadas. Nesta época também começa a estação de acasalamento das aves que estão com a plumagem perfeita para chamar a atenção e conquistar um parceiro.
Já a estação da cheia é entre outubro a março. Conforme as águas do Rio Paraguai começam a transbordar, os animais precisam buscar áreas mais elevadas para se refugiar.  Nesta época é possível ver os mesmo animais que no período da seca, embora eles estejam mais espelhados e em grupos menores.


O Pantanal possui duas estações bem definidas, por isso, é indicado escolher bem a época que visitar, dependendo do tipo de experiência que gostaria de ter.
Dividida em Pantanal Sul e Pantanal Norte, a região possui um dos mais belos cenários naturais do Brasil, com grande biodiversidade, com mais de 250 espécies de peixes, 80 de mamíferos, 50 de répteis e mais de 650 de aves, influenciado por quatro grandes biomas: a Floresta Amazônica, a Floresta Atlântica, o Cerrado e o Chaco, por isso, possui diferentes características.

O Pantanal é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, além de fazer parte das áreas estratégicas de conservação da biodiversidade mundial, por isso, é também Reserva da Biosfera e Sítio Ramsar, características dada apenas aos locais mais preservados do Planeta.     
Com uma flora e fauna exuberante, atrações não faltam, os destaques são para as diversas atividades de ecoturismo e turismo de aventura que oferecem a oportunidade de ter um melhor contato com a natureza. O Pantanal é um excelente lugar para realizar safáris fotográficos e observação de animais, desfrutar de um passeio de barco, fazer um passeio a cavalo, além de pescar.

As fazendas da região se adaptaram para receber visitantes, e oferecem diversos passeios, alguns são incluídos na diária das fazendas, enquanto que outros são pagos à parte.
Se estiver com tempo, vale a pena fazer roteiros combinados: Pantanal Norte (Mato Grosso), Amazônia e Chapada dos Guimarães ou Pantanal Sul (Mato Grosso do Sul) e Bonito.
Quem sonha em fazer um safári fotográfico, saiba que para realizar essa experiência não é preciso ir à África, basta visitar o Pantanal.
 
 
.............................................................................................................................................................